Olimpíadas do Conhecimento ganham espaço nas escolas públicas e privadas
Agência Brasil
Correio Braziliense, 18/04/2010 - Brasília DF
Brasília – Nos últimos anos, as competições e desafios educacionais ganharam espaço nas escolas públicas e particulares do país. As Olimpíadas do Conhecimento vão se sucedendo e hoje já existe praticamente uma para cada disciplina. A mais popular delas, a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), recebeu 19 milhões de inscrições para a edição deste ano. Na opinião dos educadores, as olimpíadas podem causar um efeito positivo no aprendizado, mas é preciso ter cuidado com o excesso de competitividade. “A competição tem um lado positivo, porque estimula o aluno a superar seus limites e, quando não há motivação, há diminuição do esforço. Mas é preciso ficar atento ao excesso de cobrança, que pode causar angústia e prejudicar o aprendizado”, afirma a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonato.
O professor de Márcio Lopes, do Colégio Polivalente, de Brasília, participa da Obmep desde as sua primeira edição, em 2005. Segundo ele, os efeitos da olimpíada no aprendizado são positivos. “Muitos alunos ficaram empolgados com o estilo da prova e passaram a se interessar mais pela matemática. A competição muda a rotina da sala de aula, mas despertar esse interesse”, diz Lopes.
O professor trabalha com alunos do 5° e 6° anos do ensino fundamental e está animado para a disputa deste ano. Lopes teme não ter tempo para preparar seus alunos, pois as provas deste ano foram antecipadas para o primeiro semestre. “Procuro pegar questões de anos anteriores da Obmep para estudar com eles, trabalhar a parte dos enunciados.” Quézia Bombonato aconselha as escolas a trabalhar as diversas habilidades do aluno, participando de olimpíadas de diferentes áreas. “Os alunos vão se dando conta de suas competências se isso for bem trabalhado pela escola. Mas não dá para esperar que todos mundo seja bom em matemática, por exemplo. As diferenças individuais precisam ser respeitadas”, alerta a psicopedagoga .
Algumas olimpíadas ainda estão com inscrições abertas. São as seguintes: Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro - Redes estaduais e municipais de ensino podem se inscrever até 14 de maio para participar da competição. Depois desse cadastro, os professores interessados fazem a adesão. Podem participar alunos do 5° ao 9° anos do ensino fundamental. Informações: www.escrevendoofuturo.org.br. Olimpíada Brasileira de Física - Inscrições pela internet (www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2010) até 6 de agosto. O credenciamento deve ser feito pelo próprio professor. A OBF é organizada pela Sociedade Brasileira de Física e destina-se a alunos do ensino médio e do 9° ano do ensino fundamental. Os primeiros colocados poderão participar de competições internacionais. Olimpíada Brasileira de Biologia - Podem participar estudantes dos três anos do ensino médio. As inscrições devem ser feitas pela internet (www.anbiojovem.org.br) até o dia 27 deste mês. Os quatro primeiros colocados vão compor a equipe brasileira que vai participar da Olimpíada Internacional de Biologia na Coreia.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
- março (1)
- fevereiro (5)
- setembro (7)
- agosto (4)
- abril (3)
- novembro (4)
- outubro (28)
- outubro (1)
- maio (1)
- abril (2)
- março (1)
- outubro (4)
- setembro (1)
- agosto (2)
- julho (4)
- junho (2)
- maio (9)
- abril (56)
- março (27)
- janeiro (1)
- dezembro (3)
- junho (10)
- fevereiro (1)
- janeiro (1)
- novembro (1)
- outubro (5)
- setembro (1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário