quarta-feira, 21 de abril de 2010

Proposta de novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental

Aproveitando o feriado de Tiradentes para fazer leituras mais rápidas no mundo virtual me deparei com a informação da proposta do projeto para novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental, sintonizando a mudança que ocorre para nove anos desta etapa da educação básica.

Tomo liberdade de reproduzir o texto abaixo, que está no blog Idéias em Educação:
"Com a aprovação do Ensino Fundamental de 9 anos, o MEC enviou ao Conselho Nacional de Educação proposta de novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. O texto que está sendo debatido em audiências públicas em todo o país pode ser encontrado aqui. Uma leitura deste documento revela que ainda estamos bem distantes da necessidade dos professores e das escolas, já que as orientações são genéricas e pouco objetivas. Por exemplo, o artigo 11º determina que o currículo deve assegurar que as crianças e os adolescentes sejam capazes, entre outras coisas, de: “utilizar as diferentes linguagens – verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal – para produzir, expressar e comunicar suas idéias, entender e usufruir das produções culturais em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação” (fonte:http://www.lideresemgestaoescolar.org.br/ideiasemeducacao/index.php/category/blog).

Bem, disponibizo o link para que todos possam ter acesso ao documento e assim nos envolvermos no processo. O documento está no site http://www.cesarcallegari.com.br, basta procurar o link "TEXTO DE REFERÊNCIA: SUBSÍDIOS PARA DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA" e fazer o dowload.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog