terça-feira, 13 de abril de 2010

Relações familiares no mundo contemporâneo: a educação dos filhos",

Módulo:
"Relações familiares no mundo contemporâneo: a educação dos filhos",
com a coordenação de Rosely Sayão.
(http://www.cpflcultura.com.br/lista/campinas)

Palestras do módulo:

A família no fogo cruzado da educação contemporânea , com Julio Groppa Aquino.
As novas formas de organização familiar nos estratos urbanos médios (agora múltiplas, heterogêneas e voláteis) parecem não ter encontrado uma contrapartida factível no que se refere aos modos de se relacionar com os mais novos. Assediada por um sem-número de palavras de ordem extravagantes, a família contemporânea encontrará, não raras vezes, uma espécie de colapso ético materializado, por um lado, num acúmulo de intenções impraticáveis e, por outro, na abdicação paulatina do gesto educativo cotidiano.
Data: 16/04
Horário: 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h.
(http://www.cpflcultura.com.br/evento/campinas/16-04-10/familia-no-fogo-cruzado-da-educacao-contemporanea-julio-groppa-aquino)

Do Tédio ao Respeito de Si: Educação Moral e Formação Ética, com Yves de La Taille.
No encontro, serão propostas duas análises complementares da contemporaneidade. Primeiro, falaremos de uma ‘cultura do tédio’, de falta de sentido existencial que comprometem a realização ética de uma ‘vida boa’. Em seguida, falaremos de uma ‘cultura da vaidade’, de superficialidade, que comprometem a legitimação moral de deveres. Finalmente, à luz da abordagem psicológica, serão apontadas ações educacionais desejáveis para a construção de uma ‘cultura do sentido’ e uma ‘cultura do respeito de si’
Data: 23/04
Horário: 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h.
(http://www.cpflcultura.com.br/evento/campinas/23-04-10/do-tedio-ao-respeito-de-si-educacao-moral-e-formacao-etica-yves-de-la)


A família no cinema, com Sérgio Rizzo.
Desde a consolidação do modelo narrativo clássico, nas primeiras décadas do século 20, a ficção no cinema se ocupa de representações da família que funcionam como projeções sociais de valores desejáveis ou reprováveis, gerando padrões de comportamento a serem seguidos ou condenados. Nas últimas duas ou três décadas, essas representações possibilitam compreender como a indústria do divertimento voltada para o consumo de massas procura se manter conectada às transformações no conceito de família vividas, sobretudo, pelas sociedades norte-americana e européia.
Data: 30/04
Horário: 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h
(http://www.cpflcultura.com.br/evento/campinas/30-04-10/familia-no-cinema-sergio-rizzo)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog