segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Educação: Notícias 08/10

Resumo do dia
Livros didáticos para o ensino médio terão de integrar matérias.
Mundo precisa de mais 1,7 milhão de professores.
MEC exige 12,5% das vagas para cotas já em 2013.
Estudo mostra que acesso ao ensino superior tem desigualdade regional.

 

     Pedagogia e Experiências
 
· Livros didáticos para o ensino médio terão de integrar matérias
O Ministério da Educação decidiu que os livros didáticos a serem comprados para estudantes do ensino médio deverão ter seções que integrem diferentes matérias.
Assim, uma obra de física, em vez de ter só conteúdo da matéria, deverá conter atividades que envolvam filosofia e geografia, por exemplo.
Folha de São Paulo
 
· MEC discorda de currículo inchado
A inclusão de duas novas disciplinas no currículo Escolar brasileiro, aprovada em fase terminativa na Comissão deEducação, Cultura e Esporte do Senado, estava pronta para ser enviada à Câmara dos Deputados, mas o governo federal — que é contra — fez o possível para retardar a tramitação do tema. Com a ajuda do líder do governo na Casa, Eduardo Braga (PMDB-AM), o Planalto conseguiu levar ao plenário a inclusão de Cidadania Moral e Ética no Ensino fundamental e Ética Social e Política no Ensino médio, sem data para votação. A manobra do governo gera polêmicas. Quem apoia a alteração do currículo condena, mas, entre especialistas, é uma articulação bem-vista.
Todos pela Educação
 
· Entrevista: Escola troca formação de cidadão pela capacitação de clientes
O Estado perdeu sua capacidade de dar coesão às instituições modernas e o mercado amplia sua abrangência. A educação já não prioriza a formação de cidadãos, mas quer oferecer serviços a clientes, consumidores. A escola como conhecemos pode desaparecer.
A visão é da antropóloga argentina Paula Sibilia, 45, que lança amanhã no Rio o livro "Redes ou Paredes - A Escola em Tempos de Dispersão" (Contraponto).
Folha de São Paulo
 

     Escola Pública
 
· A fórmula dos colégios militares
Com desempenho acadêmico superior ao da maioria das escolas públicas brasileiras, instituições administradas pelo Exército unem professores capacitados, boa infraestrutura e disciplina, mas só para uma elite
IstoÉ
 
· Escolas com tempo integral têm forte evolução no desempenho
Escolas participantes do programa Mais Educação, com todos os estudantes matriculados no regime de tempo integral, apresentaram evolução significativa de desempenho na Prova Brasil. A constatação é de estudo da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. O Mais Educação (PME) atende instituições de ensino com baixos indicadores de qualidade educacional localizadas em zonas de vulnerabilidade social. Contabilizadas todas as escolas que participam do programa, o desenvolvimento também foi melhor do que a média nacional.
MEC
 
· PE: Colégio centenário renasce das cinzas e vira referência
Ele foi fundado em 1825, inaugurado por dom Pedro 1o décadas depois e teve entre seus alunos ilustres nomes como Ariano Suassuna e Clarice Lispector. O Colégio Pernambucano foi da glória à ruína durante o século passado, até ser fechado na década de 90 devido a suas péssimas condições de infraestrutura. Reaberto em 2004 com o nome de Ginásio Experimental Pernambucano, a escola, voltada apenas para ensino médio, passou a adotar um modelo de educação integral com uma grade curricular mais flexível e orientação para o projeto de vida de cada aluno, que fez a instituição voltar a colecionar bons resultados.
Porvir
 
· Chip na roupa avisa pais sobre entrada dos filhos na escola
Além do brasão da cidade estampado, os alunos da rede municipal de Vitória da Conquista, na Bahia, carregam no lado esquerdo do peito um símbolo da inovação possível no sistema de ensino brasileiro. Preso ao tecido verde-bandeira das camisetas dos estudantes, um chip de identificação por radiofrequência (RFID) envia uma mensagem de texto ao celular dos pais do aluno quando ele entra e outra quando ele sai da escola, sem custo para os responsáveis.
Terra
 

     Inclusão
 
· Enem terá regras diferentes para alunos especiais
O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem as regras para o atendimento diferenciado a estudantes portadores de necessidades especiais que farão o próximo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 3 e 4 de novembro. Esse tipo de atendimento já estava previsto no edital. Com o texto, o ministério buscou orientar candidatos e aplicadores de prova.
Globo Online
 
· MEC exige 12,5% das vagas para cotas já em 2013
O ingresso nas universidades públicas federais brasileiras será alterado a partir do próximo vestibular. A Lei das Cotas Sociais, aprovada pelo Congresso Nacional, deve ser aplicada de forma imediata, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Assim, todas as instituições precisam reservar no edital de seleção pelo menos 12,5% das vagas para quem cursou integralmente o Ensino médio em Escolas públicas.
Todos pela Educação
 
· UnB suspende inscrições para o vestibular
Decisão foi tomada pela reitoria da universidade para que edital seja adequado à nova lei das cotas
A decisão tomada na tarde desta sexta-feira já pode ser conferida no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UnB (Cespe) , responsável pelas seleções. Não há data prevista para a reabertura das inscrições, mas, segundo o decano de Ensino de Graduação da UnB, José Américo Garcia, a universidade vai aguardar a divulgação do decreto que o Ministério da Educação vai elaborar para regulamentar a lei de cotas .
iG
 

     Técnico e Profissionalizante
 
· Febraban faz gincana de educação financeira para alunos das Etecs
Todos os alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) poderão participar de uma gincana on-line sobre educação financeira promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O evento começa na próxima terça-feira (9), mas os interessados já podem fazer o cadastro pelo site www.meubolsoemdia.com.br/gincana.
G1
 

     Ensino a Distância
 
· SP entra em sala global de professor de Harvard
Estudantes brasileiros terão este mês e em novembro a oportunidade de participar de uma "sala de aula" online global comandada por um professor de Harvard que virou celebridade com um curso divulgado na TV e na internet. A Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas abriu a seleção para dez vagas do projeto concebido por Michael Sandel, astro da série Justice, que trata de dilemas morais. Três delas serão reservadas a alunos do Curso Estado de Jornalismo e leitores do jornal.
Uol
 
· Tecnologia promete eficiência na avaliação dos alunos
(...) Desde o primeiro semestre do ano passado, a PUC de Minas Gerais utiliza o Sistema de Gestão de Provas (SGP) nas avaliações dos cerca de 600 alunos de graduação e 2.200 de pós em EAD. Desenvolvido fora da universidade, ele está sendo usado também em outras instituições de ensino e permite a criação de um banco de questões, a elaboração das provas a partir de critérios pré-definidos de dificuldade e a impressão diretamente no local da avaliação.
Terra
 

     Professores e Funcionários
 
· Mundo precisa de mais 1,7 milhão de professores, diz ONU
São necessários mais 1,7 milhão de professores para atingir a educação primária universal até 2015, um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecidos pelos países signatários da ONU há 12 anos. O alerta foi feito na sexta-feira por várias agências das Nações Unidas, como Unesco, Unicef e Pnud, a fim de marcar o Dia Mundial dos Professores.
Terra
 
· Lecionar é só 4ª razão para escolha do curso
Na USP, principal universidade do país, quase a metade dos universitários que entram em cursos para formar professores afirma que não deve seguir no magistério.
Folha de São Paulo
 
· Professores podem investir na formação inicial e continuada
(...) O Parfor é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Investir na formação inicial e continuada dos dois milhões de professores da educação básica brasileira é uma das prioridades. Por isso, o secretário de educação básica, César Callegari, afirma que o MEC mantém vários programas de aperfeiçoamento para professores em exercício.
MEC
 
· Brasil vai enviar 2 mil professores de ensino técnico para capacitação na Alemanha
Parceria firmada hoje (5) entre Brasil e Alemanha no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras prevê o envio ao país europeu, nos próximos dois anos, de 2 mil professores de institutos técnicos federais e de escolas técnicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Agência Brasil
Veja também:
Ministro firma acordo com Alemanha na área da educação profissional (MEC)
 

     Estatísticas e Pesquisas
 
· Estudo mostra que acesso ao ensino superior tem desigualdade regional
Um levantamento feito pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo (Semesp) apontou que a soma de instituições de grande porte com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) faz com que o acesso ao ensino superior seja desigual entre as 15 regiões administrativas do estado.
JB
 
· Defasagem idade-série prejudica o aprendizado na trajetória escolar
A porcentagem de alunos com defasagem idade-série que apresentam o desempenho adequado é sempre inferior à de alunos também com desempenho adequado, mas na idade correta. É o que revelam os dados da Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização (Prova ABC), aplicada a alunos que concluíram o 3º ano do Ensino Fundamental, e também da Prova Brasil, que avalia o 5º e o 9º anos.
Todos pela Educação
 
· Editorial: Escolas repetentes
À primeira vista, o resultado não é tão ruim. Das escolas que ficaram entre as piores do país, 85% conseguiram melhorar sua nota quatro anos depois. A situação fica um pouco mais sombria quando se analisam os detalhes.
Folha de São Paulo
 

     Notícias Gerais
 
· Alunos criam páginas na web para 'dedurar' escolas
'Diário de classe' vira febre entre estudantes do país ao denunciar problemas
Inspirados em garota catarinense, jovens conseguem obter melhorias; outros sofrem represálias
Folha de São Paulo
Veja também:
Até pais e diretores 'curtem' iniciativa (Folha de São Paulo)
 
· Brasil vence a Olimpíada Ibero-americana de Matemática
(...) Com este resultado, o Brasil ficou com a primeira posição na classificação geral por países, com 150 pontos, seguido pela equipe de Portugal, que obteve 136 pontos. O time brasileiro foi liderado pelos professores Matheus Secco e Hugo Fonseca Araújo, ambos do Rio de Janeiro (RJ).
Terra
 
· Brasil mantém tradição e traz quatro medalhas em olimpíada de química
A delegação brasileira manteve a tradição desde 1997 e voltou da Argentina no início de outubro, onde ocorreu 17ª Olimpíada Iberoamericana de Química, com 100% da equipe premiada. O paulista Daniel Hara e a cearense Vitória Nunes Medeiros ganharam ouro e outros integrantes da equipe, também do Ceará, os estudantes Gabriel Mathews Pinheiro e Ramon Gonçalves da Silva garantiram medalha de prata.
G1
 
· Estudo no exterior tem armadilhas para universitários brasileiros
Apesar das dicas de preparação de feiras de estudos no exterior, agências e palestras de universidades, estudantes brasileiros que se candidatam a programas de mestrado e doutorado na Europa ainda encontram algumas surpresas desagradáveis.
G1
 
· Alunos da Faculdade Alfacastelo não conseguem diploma após formação
Diretoria diz que problema será resolvido em breve; instituição tem novo mantenedor
Alunos da Faculdade Alfacastelo estão tendo dificuldades em conseguir diplomas após a conclusão da graduação. A instituição, instalada em Barueri, na Grande São Paulo, oferece cursos de Administração e Ciências Contábeis e é credenciada pelo MEC desde março de 2000. Em seu site, no entanto, a faculdade lista mais de 24 outros cursos como "previstos".
O Estado de São Paulo
 
· Estudantes italianos vão às ruas protestar contra cortes na educação
Milhares de estudantes se manifestaram nesta sexta-feira nas principais cidades italianas para protestar contra a política de cortes e a falta de investimento na educação por parte do governo de Mario Monti. Durante os enfrentamentos entre polícia e estudantes nas manifestações em Roma e Turim houve momentos de tensão.
Terra
 

     Ensino Superior
 
· Debate: Faltam metas de produtividade aos docentes das universidades públicas?
SIM - Como é fácil a vida dos professores
NÃO - A quem as universidades estão servindo?
Folha de São Paulo
 
· Unicamp inaugura complexo com 50 laboratórios
(...) O complexo, que tem aproximadamente 4 mil m² de área útil, contou com investimentos de R$ 8,2 milhões. “Essa possivelmente é a melhor estrutura de laboratórios que a Unicamp já construiu”, disse o reitor Fernando Ferreira Costa, que presidiu a cerimônia de entrega das novas instalações.
Agência Fapesp
 
· Jovens abandonam a faculdade pela ciência
(...) Full, 20, faz parte de um dos mais incomuns experimentos já feitos na educação superior. Um experimento que recompensa jovens talentos por eles não irem à faculdade e os mergulha no mundo da ciência, tecnologia e negócios. Afinal, Bill Gates e Steve Jobs largaram seus estudos e se deram muito bem.
Folha de São Paulo
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2012 Rede Católica de Educação.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog