quinta-feira, 11 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO: Notícias 11/10.


 Resumo
Mercadante diz que Lei de Cotas vai contribuir para melhorar ensino público.
Inep defende avaliação censitária do ensino médio.
Brasil em alta impulsiona ensino de português no mundo.
 

     Pedagogia e Experiências
 
· Estudantes do ITA desenvolvem aplicativos educativos
Programas já estão disponíveis para download. Criadores do melhor app visitarão o renomado MIT, nos Estados Unidos, em janeiro
Encontrar aplicativos educativos em português para smartphones e tablets é um desafio para pais e professores – a maioria dos produtos ainda está disponível apenas em inglês. Para ajudar a mudar esse cenário, estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) receberam um desafio: criar jogos voltados ao público brasileiro que estimulem o conhecimento e, de quebra, ajudem a identificar transtornos de aprendizagem. Três grupos participaram da competição: os vencedores embarcam em janeiro para uma visita ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Veja Online
 
· Qualidade do ensino passa por participação das universidades
As universidades federais devem ter maior participação em ações para superar o desafio da educação básica, na visão do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
MEC
 
· Especialista reclama da falta de diversidade de currículos no ensino médio
O especialista em educação João Batista Araújo e Oliveira criticou hoje as políticas do governo para o ensino médio. Segundo ele, as medidas adotadas impedem principalmente a diversificação do ensino, que poderia atrair os alunos para a sala de aula além de gerar mão de obra qualificada no País.
Agência Câmara
 
· Ministério espanhol quer substituir livros de papel por “mochilas digitais”
O Ministério da Educação da Espanha anunciou que pretende modernizar a educação no país. Uma das medidas no processo reformulação no sistema educativo está a de incorporar o uso das TIC (Tecnologias na Educação), entre elas a de substituir o material impresso (os clássicos livros de papel) por suportes digitais. Chamados de “mochilas digitais”, os materiais didáticos trariam aos cofres públicos uma economia entre 60% e 90%.
(original em espanhol)
Porvir
 

     Escola Particular
 
· Alunos protestam contra possível venda da Fecap
Alunos do Centro Universitário Fecap realizam um ato na noite desta quarta-feira, 10, em repúdio à possibilidade de venda da instituição para o grupo educacional Ânima.
O Estado de São Paulo
Veja também:
Conselho analisa venda da Fecap para instituição mineira (Folha de São Paulo)
 

     Escola Pública
 
· O desafio de ampliar o Ensino Médio no RS
Estudo faz diagnóstico para manter alunos de 15 a 17 anos em sala de aula
(...) O estudo cruzou informações do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do mesmo ano. Separado por faixas etárias, regiões e municípios, o relatório aponta que o Estado ainda tem um longo caminho para manter os estudantes nas séries finais e uma grande necessidade de expansão de atendimento na Educação infantil, de responsabilidade dos municípios.
Todos pela Educação
 

     Inclusão
 
· Mercadante diz que Lei de Cotas vai contribuir para melhorar ensino público
A Lei de Cotas, cuja regulamentação deve ser apresentada pelo governo até amanhã, contribuirá para a melhoria do ensino das escolas públicas, segundo avaliou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante
Agência Brasil
Veja também:
Decreto que regulamenta Lei de Cotas passa por redação final (MEC)
MEC quer flexibilizar regra para preencher cotas raciais (Folha de São Paulo)
 
· Fonte gratuita ajuda disléxicos a lerem textos na internet
Uma fonte gratuita disponível online foi criada com o objetivo de ajudar pessoas com dislexia a ler textos na internet com mais facilidade. Desenvolvida por Abelardo Gonzalez, a fonte OpenDyslexic - de código aberto - conta com uma parte inferior bastante destacada, de forma a dar às letras maior "gravidade" e, assim, subverter a capacidade do cérebro de desfocar os caracteres e torná-los parecidos com outras letras.
Terra
 
· Entidade cobra política para dislexia
Para instituto, país precisa de ações para identificar crianças com transtorno; governo diz que 'rotular' não é o caminho
Folha de São Paulo
 
· Artigo: Educação e proteção especial
MARIA ALICE SETUBAL
É justo ao jovem mais frágil da perspectiva de segurança social, dito "rebelde e complicado", que a escola se fecha, através dos seus mecanismos de expulsão
Folha de São Paulo
 

     Professores e Funcionários
 
· O que falta para combater as faltas dos professores
Como em qualquer atividade profissional, muitos são os fatores que levam um docente a se ausentar do trabalho. Mas no Brasil o número de faltas no Magistério está longe de ser aceitável. Portanto, é urgente investigar as causas disso e buscar soluções para que os estudantes não sejam prejudicados.
Nova Escola
 

     Avaliações
 
· Inep defende avaliação censitária do ensino médio
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, defende que o ensino médio seja submetido a uma avaliação censitária, e não por amostra como ocorre atualmente com a Prova Brasil. O Ministério da Educação (MEC) estuda trocar a Prova Brasil pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio.
Terra
 

     Notícias Gerais
 
· Brasil em alta impulsiona ensino de português no mundo
(...) Nos últimos anos, universidades e escolas de idiomas de diversos países têm registrado não só um aumento da procura pelos cursos que ensinam o be-a-bá da língua de Camões mas também uma mudança no perfil dos alunos. "Saber português hoje é bom para o currículo", resume a brasileira Roberta Mallows, que ajudou a criar um recém-lançado curso de língua portuguesa e cultura brasileira no King's College London e, antes disso, dava aulas de português na Suíça.
Terra
 
· Critério racial para entrar na faculdade nos EUA vai a julgamento
(...) A jovem, agora com 22 anos, é branca, recém-formada pela Universidade Estadual de Louisiana e disse que sua raça foi o que a impediu de ser aceita. Nesta quarta-feira, dia 10, a Suprema Corte vai ouvir o seu caso, chamando novamente atenção para a legalidade ou não da preferência racial por parte das universidades públicas dos Estados Unidos na hora de tomar decisões admissionais.
iG
 
· Texas pune alunos que se recusam a ser monitorados com microchip
Jovens e crianças "rebeldes" são excluídos de atividades escolares e expulsos de centros de convivência
Desde o início do mês, alunos de duas escolas da cidade norte-americana de San Antonio, no Texas, estão sendo obrigados a usar um cartão de monitoramento durante suas aulas. Segundo os diretores das instituições, vigiar por onde andam os jovens ajudará a evitar a intensa evasão escolar que existe no Estado.
Opera Mundi
 

     Eventos
 
· Estudantes lançam foguetes de garrafa pet em jornada
Estudantes e professores de diversas regiões do Brasil vão participar da 4ª edição da Jornada de Foguetes, que será realizada no dia 15 de outubro em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro.
Agência Fapesp
 

     Ensino Superior
 
· Alunos que querem aumentar prazo do Fies têm até 31 de dezembro para pedir
Os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ganharam uma chance de aumentar o prazo do financiamento em até dois semestres. Portaria publicada nesta quarta-feira determina que os interessados devem solicitar o aditamento dos contratos até o dia 31 de dezembro.
iG
Veja também:
FNDE disponibiliza aplicativo para pedir dilatação dos contratos do Fies (G1)
 
· Professores da Uerj ameaçam nova greve contra corte de ponto
Um mês após o fim da greve na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), os professores da instituição ameaçam suspender as aulas novamente. O motivo, desta vez, é o corte no pagamento, por dois meses, dos salários de professores substitutos que aderiram à paralisação anterior. Até amanhã (11), a Associação de Docentes da Uerj aguarda uma proposta da reitoria.
Agência Brasil
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2012 Rede Católica de Educação.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog