quarta-feira, 24 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO: notícias em 24/10


 Resumo do dia
Videoaulas não vão revolucionar a educação.
Economia global demanda ensino personalizado.
Empresas criam as próprias universidades.
Bolsa Família ajuda a educação, mas carece de eficiência.
 

     Pedagogia e Experiências
 
· Videoaulas não vão revolucionar a educação
(...) Marco Fishben, fundador do Descomplica – iniciativa que oferece videoaula com o conteúdo do ensino médio – levanta uma discussão sobre o alvoroço atual em torno das inovações educacionais. Para ele, a grande questão das videoaulas está na mudança de foco. No lugar de se preocupar se o professor está ensinando mais, elas levam a discussão para o fato de saber se o aluno está aprendendo mais.
Porvir
 
· Professor faz uso da web 3.0 para ensinar educação física
No Rio de Janeiro, um professor de educação física está usando tecnologia para ensinar educação física para estudantes de ensino fundamental. O que parece ser um contrassenso é, na verdade, a solução utilizada para romper o tradicionalismo que ainda rege o ensino da disciplina. Essa é a proposta de Marcelo Souza, criador do Educação Física na web 3.0, projeto focado na pesquisa, no ensino e na produção de conhecimento pelos próprios alunos.
Porvir
 
· Artigo: Tecnologias: um novo olhar educacional
Yuri Gomes, professor
A educação escolar carece de novos paradigmas que a tornem competitivas frente aos novos estímulos oferecidos à sociedade através das novas tecnologias. Faz-se necessária, portanto, a absorção do conhecimento dessas tecnologias para o efetivo aproveitamento pedagógico desses mecanismos em proveito de uma educação de qualidade.
O Povo
 
· Iniciativas sustentáveis na educação são premiadas com bolsas de estudo
As três melhores iniciativas de desenvolvimento sustentável, entre 257 projetos iniciados este ano por professores em várias universidades do País, foram premiadas na segunda-feira em São Paulo, em um ato que contou com a presença da ex-ministra Marina Silva. O concurso "Práticas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável", orientado para iniciativas das carreiras universitárias que não têm vínculo direto com as profissões relacionadas com o meio ambiente - como administração e economia - premiou os três vencedores com uma bolsa de estudos nos Estados Unidos.
Terra
 
· Economia global demanda ensino personalizado
(...) Apesar das incertezas, o inglês David Albury acredita que o novo modelo passa por duas vertentes: ensino personalizado e aprendizado baseado em projetos práticos. Um dos criadores do Programa Global de Líderes da Educação (Gelp, na sigla em inglês), Albury conversou com jornalistas em São Paulo, em encontro organizado pelo Portal Porvir, dedicado à inovação em educação. Consultor de redes de ensino em 13 países - no Brasil, ele tem interlocutores nas Secretarias de Educação de São Paulo, Rio, Goiás e Pernambuco -, Albury falou das novas exigências do mercado de trabalho, de como atendê-las e de experiências bem-sucedidas.
O Estado de São Paulo
 
· Receita asiática de educação universal
A economia da Coreia do Sul está longe do desempenho da economia da China e do Japão, mas o sistema educacional do pequeno país espremido entre as duas potências asiáticas se transformou em referência mundial. Quando a 2.ª Guerra terminou, apenas 22% dos coreanos eram alfabetizados. Hoje, no lado sul da península, o porcentual é de quase 99%. Os sul-coreanos estão entre os povos mais educados do mundo.
O Estado de São Paulo
 
· Artigo: Mitos do atraso
JOSÉ PAULO , KUPFER
Os gargalos educacionais que afetam, desfavoravelmente, a competitividade da economia brasileira fazem parte daquele amplo rol de problemas complexos para os quais é possível encontrar soluções simples - e, em geral, totalmente equivocadas. É longa a lista de equívocos.
O Estado de São Paulo
Veja também:
Artigo: Houston, temos um atraso (O Estado de São Paulo)
 

     Escola Pública
 
· Embaixada dos EUA divulga nomes dos 37 selecionados para o "Jovens Embaixadores"
A Embaixada dos Estados Unidos divulgou nesta terça-feira (23) o nome dos 37 selecionados para o Programa Jovens Embaixadores 2013. Há, pelo menos, um representante para cada unidade da federação. A viagem acontece entre os dias 11 de janeiro e 3 de fevereiro.
Uol
 
· SP: Secretaria estadual abre inscrições para curso de inglês gratuito
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo abriu as inscrições para o programa de inglês online oferecido aos estudantes da rede estadual de ensino. São 60 mil vagas abertas, das quais 15 mil são direcionadas aos alunos residentes da capital paulista e região metropolitana. O prazo de inscrições se encerra dia 12 de novembro.
Catraca Livre
 
· SP: Em ano eleitoral, Kassab atrasa divulgação de dados da educação
Geralmente divulgado até abril, resultado da avaliação da rede só será conhecido após as eleições
Dados não divulgados apontam uma queda acentuada em duas séries e alta em outra; prefeitura faz auditoria
Folha de São Paulo
 

     Inclusão
 
· Bolsa Família ajuda a educação, mas carece de eficiência
Há 25 anos, o economista americano Paul Glewwe, da Universidade de Minnesota, se debruça sobre políticas públicas de educação em países em desenvolvimento da América Latina, Ásia e África. O Brasil ganhou espaço na sua agenda. No início deste ano, em parceria com a professora Ana Kassouf, da Universidade de São Paulo (USP), Glewwe encerrou um estudo sobre o impacto na educação, entre 1998 e 2005, de programas de transferência de renda como o Bolsa Escola, lançado em 2001, e o Bolsa Família, de 2003, que incorporou o primeiro. Os resultados aferidos são positivos, diz o pesquisador: aumentaram a frequência e a aprovação dos estudantes, ao mesmo tempo em que diminuiu a evasão. "Os números são estatisticamente significativos", diz Glewee. O especialista faz uma advertência, porém: ainda é preciso analisar o custo-benefício de tais programas. Ou seja, apesar dos frutos, resta saber se os resultados correspondem ao investimento feito e se não há forma mais barata de alcancá-los.
Veja Online
 
· Artigo: Crianças fora da escola
Frei Betto
Os dados, divulgados pelo IBGE em fins de julho, são alarmantes: 3% do total de crianças brasileiras de 6 a 14 anos se encontram fora da escola, o que representa quase 1 milhão de excluídos dos bancos escolares. Se incluirmos o contingente de 4 e 5 anos e de 15 a 17, o percentual aumenta para 8%, ou seja, 3,8 milhões de crianças e adolescentes.
Aprendiz
 
· UFPB suspende calendário do vestibular para se adequar às cotas
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou nesta terça-feira a suspensão temporária dos calendários do Processo Seletivo Seriado (PSS) e do processo de seleção para os cursos de música, teatro, tradução e artes visuais, bem como para os cursos sequenciais em música. De acordo com a instituição, a decisão foi tomada para que os editais possam se adequar à Lei de Cotas.
Terra
 

     Técnico e Profissionalizante
 
· Formação de técnicos no País é insuficiente
Apesar de medidas recentes adotadas pelo governo, a quantidade de alunos em cursos técnicos ainda é bem inferior à de países ricos
A diferença entre o número de brasileiros no ensino superior (6,7 milhões) em relação ao de matriculados em cursos técnicos de nível médio (1,2 milhão) é um "paradoxo com o qual não podemos conviver". Palavras da presidente Dilma Rousseff em abril do ano passado, quando lançou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "No mundo inteiro essa relação é absolutamente diferente."
O Estado de São Paulo
Veja também, em O Estado de São Paulo:
Para formandos, faculdade é falha no preparo técnico
Alemanha é referência no ensino profissionalizante
 

     Professores e Funcionários
 
· Suspensa restrições à atuação de licenciados em profissão de SE e BA
Com a decisão, os licenciados na área podem atuar tanto como professor em instituições de ensino, quanto em espaços de educação não-formal, a exemplo de academias de ginástica, clubes, espaços de lazer, de recreação e de práticas desportivas.
G1
 

     Avaliações
 
· Número de redações inválidas no Enem sobe 168% entre 2009 e 2011
Desde 2009, quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou status de vestibular, o número de redações anuladas vem crescendo a cada ano. A quantidade de textos invalidados aumentou 168% entre 2009 e 2011, contra um crescimento de 59% no número de redações corrigidas. Os dados mantêm relação com mudanças nas regras de correção, com as diferentes propostas de redação a cada edição do exame e também com o perfil dos inscritos, segundo especialistas.
O Estado de São Paulo
 

     Notícias Gerais
 
· Empresas assumem projetos educativos
Maioria das companhias que atuam no terceiro setor destinam recursos à educação, em projetos próprios ou parcerias, segundo o Gife
(...) Dados do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), que congrega as maiores empresas que investem em projetos com finalidade pública, indicam que 83% de seus associados destinam recursos à educação, a área que concentra o maior número de investidores. "A primazia do investimento em educação é antiga, mas os recursos têm aumentado porque os empresários sabem que o maior gargalo para manter o ritmo econômico é a oferta e a qualidade dos profissionais", afirma o secretário-geral do Gife, Fernando Rossetti.
O Estado de São Paulo
 
· Empresas criam as próprias universidades
Com a crescente competitividade do mundo corporativo, muitas empresas não podem se dar ao luxo de esperar que o sistema educacional ofereça os melhores profissionais recém-saídos dos bancos escolares. Para suprir a demanda do mercado de trabalho e reter talentos, grandes corporações vêm investindo em estruturas de treinamento e formação de pessoal, as chamadas universidades corporativas.
O Estado de São Paulo
 
· 6 jovens que estão mudando o mundo pela educação
(...) A boa notícia é que a moça não está só. Como Malala, há muitos jovens que estão transformando, cada um a sua forma, o seu entorno pela educação. Alguns, inclusive, estão indo muito além de mudar a realidade local. O Porvir mapeou alguns desses casos de pequenos empreendedores de mentes brilhantes. Confira!
Porvir
 
· Ministro africano vem ao Brasil conhecer sistema educacional
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reuniu-se, na manhã desta terça-feira, 23, com o ministro da Educação, Cultura e Formação de São Tomé e Príncipe, Olinto Daia, para apresentar o sistema educacional brasileiro. Daia está em missão no Brasil para desenvolver parcerias técnicas e destacou as boas experiências brasileiras em avaliação e gestão nessa área.
MEC
 
· “Os brasileiros vão mudar o perfil dos universitários nos EUA”, diz embaixador
Os estudantes brasileiros são cada vez mais numerosos nos câmpus das universidades norte-americanas. Com a crescente criação de programas de intercâmbio entre os dois países, o perfil dos universitários nos Estados Unidos vai mudar. Essa é a opinião do embaixador do país no Brasil, Thomas Shannon Jr., líder de grande parte dos projetos em andamento.
iG
 

     Eventos
 
· Atletas do conhecimento se preparam para a grande competição
Cerca de 600 alunos de diversos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) vão participar da Olimpíada do Conhecimento, de 12 a 18 de novembro, em São Paulo.
G1
 

     Ensino Superior
 
· Inglês ainda é "funil" para programa Ciência Sem Fronteiras, diz representante do Reino Unido
O domínio do inglês ainda é um gargalo no Ciência Sem Fronteiras, programa federal de bolsas para o exterior capitaneado pelo MEC (Ministério da Educação). Até 2015, os planos são de enviar 101 mil estudantes para universidades estrangeiras.
Uol
 
· Governo vai financiar 1.623 bolsas de residência médica em 2013
O Ministério da Saúde vai financiar, no próximo ano, 1.623 bolsas de residência médica em 19 especialidades consideradas prioritárias e com carência de profissionais, como pediatria, anestesiologia e neurocirurgia. Serão financiadas também pela pasta 1.270 bolsas de residência multiprofissional, voltadas para áreas como enfermagem e psicologia.
Terra
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2012 Rede Católica de Educação.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog