terça-feira, 27 de agosto de 2013

Em dia com os fatos da EDUCAÇÃO

Pedagogia e Experiências
 
· Artigo: Brasil vive fetiche por tecnologia na educação
Alexandre Le Voci Sayad é jornalista e educador.
Enquanto há deslumbramento com tecnologia, corremos o risco de esquecermos o principal: o currículo conteudista ainda está vivo e passa bem
(...) Em uma recente pesquisa, a Fundação Lemann e o Instituto Inspirare listaram tendências na área de inovação que realmente impactam no que importa: o currículo. A flexibilização do mesmo, juntamente com formas inovadoras de gestão e avaliação, aliadas a uma formação de docentes remodelada são as únicas formas de transformar de fato a educação de um país.
O Estado de São Paulo
 
· Mão na massa e investigação para aprender ciências
Deixar os livros e a lousa descansando na sala de aula e colocar as mãos na massa. Manusear minhocas, usar produtos químicos para analisar seus funcionamentos e reações, entender o funcionamento das rochas tocando cada uma delas, criar energia elétrica com o uso de legumes e observar pedaços de plantas nas lentes de um microscópio. Essa é a proposta da Abramundo, empresa que desenvolve materiais para o estudo de ciências para o ensino fundamental, do 1o ao 9o ano, orientados pelo método investigativo e prático.
Porvir
 
· Maurício de Souza e Ziraldo vão se unir em projeto online de estímulo à leitura
Maurício de Souza e Ziraldo, dois dos escritores e ilustradores de maior alcance com o público infantil, querem usar a internet para ampliar o número de leitores no País, por meio do método Kumon de aprendizagem. Esse método de ensino foi criado na década de 1950, no Japão, pelo professor de matemática Toru Kumon, e estimula o aluno a gostar de aprender e a se sentir seguro no processo de aprendizagem.
Terra
 

     Escola Particular
 
· Anima Educação contrata Itaú e Bank of America para IPO
A empresa do setor educacional Anima Educação SA contratou os bancos de investimento Itaú BBA e Bank of America Merrill Lynch para assessorá-la em uma oferta pública inicial de ações (IPO), afirmaram nesta sexta-feira duas fontes próximas ao tema.
A Anima, dona de três universidades em Belo Horizonte e Santos, pretende vender ações para se capitalizar e crescer, afirmou uma das fontes, que pediu para não ser identificada. A Anima foi fundada em 2003.
Exame
 
· Grupo Multi está de volta às compras
Após se tornar dono da maior rede de ensinos de idiomas e cursos profissionalizantes do país, Carlos Martins começa a adquirir escolas de ensino a distância
Em 2010, Carlos Martins, fundador das escolas de inglês Wizard, deixou seus concorrentes perplexos. Saiu fazendo aquisições em série e em poucos meses se tornou dono da maior rede de ensino de idiomas e de cursos profissionalizantes do País. Três anos depois, o controlador do Grupo Multi voltou às compras. Ele acaba de adquirir a escola de ensino de inglês a distância Ezlearn, com o objetivo de conquistar a liderança deste mercado.
Exame
 

     Escola Pública
 
· Educação: por uma estrutura do século passado
Sistema educacional da década de 70 era sinônimo de excelência na rede pública
As manifestações que tomaram conta do país nos últimos meses fizeram com que todos os olhares se voltassem para a classe de educadores, que já suplica por atenção há décadas. Com o processo de decadência da carreira cada vez mais intenso, desdobramento inevitável do descaso do governo ao longo dos anos, hoje, a categoria apenas vislumbra de forma saudosista a realidade do sistema público da década de 70, sinônimo de excelência se comparado com a rede particular da época.
JB
 
· Sindicato convoca greve contra mudanças no ensino de SP
O Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação do Ensino Municipal), o maior da categoria, afirma que a Prefeitura de São Paulo ignorou a opinião dos profissionais da educação na formulação do programa de reestruturação e convoca paralisação para o dia 30. O ato está marcado para as 13 horas, na frente da Prefeitura, no centro. A manifestação vai reforçar a paralisação nacional convocada pela CUT (Central Única do Trabalhadores).
Uol
Veja também:
Educadores apontam riscos de reforma em SP (Uol)
 

     Inclusão
 
· Educação indígena: Universidade Federal do Amazonas e ONGs entram em conflito
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e organizações não-governamentais que atuam no Município de São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus) vivem um impasse na área de educação indígena.
As ONGs buscam investimentos no Governo Federal para manter e ampliar os cursos de formação indígena. Elas querem ainda o reconhecimento das escolas que mantém no município.
A Crítica
 

     Ensino a Distância
 
· Portal latino de videoaulas lança versão brasileira
A existência de portais com conteúdo educativo disponibilizados na internet já não é novidade. De plataformas produzidas pelas próprias escolas aos canais de vídeos no YouTube, a oferta de jogos interativos e videoaulas é tamanha que se tornou muito mais difícil a seleção que a busca das melhores ferramentas on-line. Atentos à questão da qualidade e da organização do material vinculado na rede, um grupo de professores da Argentina resolveu criar a Educatina, uma plataforma gratuita de videoaulas com conteúdo de diversas matérias voltada para alunos de todas as idades. Até então focado apenas para o público latinoamericano, o portal chega agora ao Brasil, com vídeos em português.
Porvir
 
· USP disponibiliza cursos online gratuitos no Veduca
Em três meses mais de 20 mil estudantes fizeram os cursos e receberam certificados
(...) A parceria entre a USP e o Veduca foi firmada com professores autores dos cursos. Segundo Daiane eles se “identificam com o propósito do Veduca, de democratizar o acesso à educação de alta qualidade, tornando cursos excelentes disponíveis a qualquer pessoa”.
Atualmente dois cursos da Universidade de São Paulo estão disponíveis
R7
 
· Mercado de trabalho elimina barreira a profissional com curso a distância
Após um período de ceticismo, o mercado de trabalho não diferencia mais profissionais formados em cursos presenciais ou a distância. A flexibilidade de horários e a oferta de cursos nas melhores instituições do País e do mundo, aumentam as chances de empregabilidade, manutenção do emprego e promoção da mesma forma que ocorre com a modalidade presencial.
D24am
 

     Políticas Públicas, Leis e Projetos
 
· Audiência discutirá projeto que autoriza o ensino domiciliar no Brasil
A Comissão de Educação promoverá audiência pública para debater o Projeto de Lei 3179/12, que torna facultativo aos sistemas de ensino admitir a educação básica domiciliar, sob a responsabilidade dos pais ou responsáveis pelos estudantes. A audiência foi sugerida pela relatora do projeto, Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), e ainda não tem data marcada.
Agência Câmara
 
· Educação discute aula obrigatória de música e artes no ensino fundamental
A Comissão de Educação promove debate nesta terça-feira (27), às 14h30, no Plenário 10, sobre o projeto de lei que inclui o ensino de música, artes plásticas e artes cênicas no currículo obrigatório das escolas do ensino fundamental.
Agência Câmara
 

     Professores e Funcionários
 
· Professores do Rio decidem continuar greve
Há dezoito dias em greve, professores e funcionários da rede municipal de ensino decidiram hoje (26) pela continuidade da paralisação. Uma nova reunião está marcada para a próxima quarta-feira (28) a fim de decidir os rumos do movimento. Entre as reivindicações estão reajuste salarial de 19% e plano de carreira unificado.
EBC
Veja também:
Prefeitura do Rio diz estar surpresa com decisão de professores de continuarem em greve (EBC)
 
· Professores iniciam greve no RS; governo promete cortar ponto
Professores da rede estadual do Rio Grande do Sul iniciaram nesta segunda-feira uma greve decidida em assembleia da categoria na semana passada. Nesta manhã, representantes do Centro dos Professores (Cpers-Sindicato) fazem visitas às escolas da rede para garantir a adesão dos educadores ao movimento, enquanto o governo estadual pressiona pela manutenção das atividades com o corte do ponto de quem aderir ao movimento.
Terra
 

     Estatísticas e Pesquisas
 
· Trabalho infantil reduz desempenho escolar em até 11%, diz pesquisa
O trabalho infantil reduz o desempenho escolar em mais de 11% para alunos do 5º ano do ensino fundamental, segundo estudo realizado a pedido da Fundação Telefônica Vivo nos países da América Latina sobre o impacto do trabalho infantil. A pesquisa usa dados do Programa de Informações Estatísticas e Monitoramento do Trabalho Infantil (Simpoc), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e mostra que crianças e adolescentes que trabalham têm 3,1% menos probabilidade de frequentar a escola do que os jovens que não trabalham.
G1
Veja também:
Trabalho infantil reduz em 17,2% a aprovação escolar, diz pesquisa (Terra)
 

     Notícias Gerais
 
· Publicada exoneração do presidente do FNDE
O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos de Freitas, foi exonerado hoje (26) do cargo. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, Freitas se afastou a pedido.
EBC
 
· Mortalidade infantil está diretamente associada à falta de estudo dos pais
Nada mata mais crianças no Brasil do que a ignorância. Pesquisa do Estadão Dados mostra que nenhuma outra de 232 variáveis testadas influi mais nas mortes na infância do que a falta de estudo dos adultos. Nem falta de dinheiro, de água ou esgoto têm impacto maior.
O Estado de São Paulo
 
· PM vai reforçar segurança nas 15 escolas mais violentas de Alagoas
Tráfico de drogas e aliciamento de estudantes. De acordo com o comandante de Policiamento da Capital (CPC), coronel Neuton Boia, são fatores como estes que têm provocado o crescimento no registro de ocorrências em escolas e preocupado o Estado e a Prefeitura de Maceió. O coronel não fala de números exatos, mas ressalta que uma lista de quinze instituições em áreas de maior vulnerabilidade está sendo definida para focar e intensificar ações nas respectivas regiões.
NE10
 
· Aluno agride com vassoura docente que proibiu acesso ao Facebook
Um estudante de 16 anos agrediu uma professora de geografia com um cabo de vassoura em uma escola estadual de Pirassununga (a 230 km de São Paulo) na última sexta-feira (23) após ser impedido de acessar o Facebook. O caso aconteceu na Escola Estadual Professor René Albers, na Vila Santa Fé.
Uol
 
· Faculdade despejada no DF convoca alunos mas aulas não recomeçam
Nesta segunda (26), dia em que completa um mês desde que foi despejada por falta de pagamento de aluguel, a Faculdade Alvorada, de Brasília, emitiu uma nota no site convocando os alunos para a volta às aulas. Apesar do anúncio, o centro de ensino não informou quando as aulas voltam nem o novo endereço.
G1
 
· Escola de investimento de Donald Trump é processada em NY
O procurador-geral do Estado de Nova York disse neste domingo que entrou com uma ação de US$ 40 milhões contra Donald Trump e sua escola de investimentos, sob a acusação de que o empresário e a entidade se envolveram em práticas ilegais de negócios.
Folha de São Paulo
 
· Meninas afegãs enfrentam o Taleban na escola
(...) É fácil não perceber que alguns afegãos comuns estão trabalhando para construir um novo país -pessoas como Saba, uma corajosa estudante de 17 anos da Escola de Liderança Afeganistão (Sola, na sigla em inglês), um internato para meninas em Cabul. Ela é uma das nove jovens de lá que vão estudar em colégios e faculdades dos Estados Unidos com bolsas totais nas próximas semanas.
Folha de São Paulo
 

     Ensino Superior
 
· Cinco grandes terão 33% do mercado de universidades
A compra da instituição de ensino paulista FMU pelo grupo americano Laureate por R$ 1 bilhão é mais um passo na direção de um mercado de ensino superior mais concentrado e com capital mais aberto ao exterior e ao investidor da Bolsa de Valores.
Com a compra anunciada oficialmente ontem, os cinco maiores grupos educacionais do Brasil passam a ter 33,1% do mercado de ensino superior, um recorde histórico.
Folha de São Paulo
 
· Servidores da UFSCar em São Carlos paralisam atividades por sete dias
Cerca de 440 funcionários da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pararam as atividades nesta segunda-feira (26) nos campi de São Carlos, Araras e Sorocaba (SP). O grupo, que corresponde a 50% do total de servidores, deve retomar as atividades apenas na próxima segunda-feira (2).
G1
 
· TCU vai analisar acordo para trazer médicos cubanos
O Tribunal de Contas da União (TCU) vai analisar a documentação que embasou o acordo entre o Brasil e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que vai trazer 4 mil médicos cubanos para atuar nas regiões carentes do País. "É uma questão singular, inusual esse formato de contratação", avaliou o presidente do TCU, Augusto Nardes, nesta segunda-feira, logo depois de reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sobre o tema.
Terra
Veja também:
Federação Nacional de Médicos entrará com Adin contra Mais Médicos (Hoje em Dia)
 

     No Mundo
 
· The Benefits of Flipping Your Classroom
(...) However, the most important benefit of the flipped model is not the use of relatively inexpensive technology, but the fact that it frees faculty to use their time with students in a learning environment more consistent with what we know about effective pedagogy: active students interacting with their instructor and fellow students rather than passive students sitting in a lecture hall. 
Faculty Focus
 
· Making Friends With Failure
(...) There is a major disconnect between schools and the real world on the notion of failure. School teaches us there is only one answer for every problem. And if we don't get it, we are a failure. This dissuades students from trying -- they fear failure. We need to teach students how to make friends with failure. 
Edutopia
 
· In the Digital Age, How to Get Students Excited About Going Outdoors
(...) Louv has since become famous for coining the term Nature-Deficit Disorder — not as a medical diagnosis, but as shorthand for what’s happening to kids who stay, for the most part, inside, away from nature, for the majority of their young lives. He uses strong research to support his claims that rising rates of obesity, depression and anxiety, and ADHD symptoms could well be linked to kids’ disconnection from trees, fields and streams.
Louv points to several factors contributing to children’s increased time away from nature, including increased parental anxiety of both dangerous situations and strangers, schools’ focus on testing, and the increased use of technology at younger and younger ages. 
Mind/Shift
 
· Top 50 educational app resources for teachers and students
(...) Today, I am adding an extra resource to this section. This is a repository of educational apps for teachers and students. Below is a document created using Google Docs and in which is featured a variety of platforms and web resources where teachers and educators can find educational apps. I have already reviewed several of these title in previous posts in this blog but to see all this treasure trove organized and arranged neatly and accessible from one place is really a great achievement. 
Educators Technology
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2013 Rede RCE.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog