segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Final de semana com os acontecimentos EDUCACIONAIS

Pedagogia e Experiências
 
· Entrevista: ‘A mediação do professor é o que faz diferença’
(...) Pós-graduada em Mídias na Educação pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Fernanda reúne textos, vídeos, dicas de sites e blogs, entrevistas e jogos educacionais com o objetivo de munir seus colegas de ferramentas para enriquecer e diversificar o processo ensino e aprendizagem.
Porvir
 
· Aplicativos móveis ajudam a organizar e complementar os estudos
A tecnologia vem se tornando uma importante ferramenta didática de apoio aos alunos e educadores também nos dispositivos móveis. Veja uma seleção de aplicativos e games educativos para tirar o máximo de proveito de tablets e smartphones na hora de estudar.
G1
 
· Professores utilizam tecnologia para agregar valor ao ensino em Maceió
Uma discussão antiga entre alunos e professores pode, finalmente, estar chegando ao fim. Docentes e discentes começam a utilizar, juntos, aparelhos eletrônicos em sala de aula como uma forma de agregar valor ao ensino. Para um grupo de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de Maceió, ao contrário do que costumava pensar a "antiga geração", celulares, tablets e redes sociais são aliados na hora de trocar conteúdo e buscar mais informações sobre os assuntos repassados em classe.
G1
 

     Escola Particular
 
· Estácio pode comprar Affero por mais de R$ 200 milhões
Mais um negócio pode ser anunciado no setor de educação. Desta vez, a Estácio estaria negociando a compra de 100% da Affero, empresa de educação corporativa. A operação deve ser fechada por 206 milhões de reais, de acordo com reportagem do Valor Econômico, desta sexta-feira.
Exame
 

     Escola Pública
 
· São Paulo cria rede estadual de professores blogueiros
Professores blogueiros da rede estadual de ensino de São Paulo vão passar a contar, a partir de outubro, com um espaço de interação no Portal da Educação, mantido pela secretaria estadual na internet.
Folha de São Paulo
 
· DF: Educação, uma área cheia de crises
Distrito Federal sofreu com indecisões na implementação de ciclos e semestralidade, além do ensino integral. Creches prometidas também não foram construídas. São sérios problemas deixados por antecessores que novo secretário terá que resolver
Correio Braziliense
 

     Inclusão
 
· MEC terá ações de combate ao racismo e ensino da cultura afro
O Ministério da Educação (MEC) decidiu criar uma política de combate ao racismo e de valorização da cultura afro-brasileira na educação. De acordo com portaria publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União, os materiais didáticos e paradidáticos e os eixos fundamentais da educação deverão contemplar temas ligados a questões étnico-raciais, ensino de história e cultura africana e promoção da igualdade racial.
Terra
Veja também:
Programas e ações educacionais incluirão relações étnico-raciais (MEC)
 
· Até 2016, universidades federais terão 50% de estudantes cotistas
Críticos consideram a Lei de Cotas um retrocesso na história do Brasil e uma ameaça à excelência acadêmica
(...) A lei estabelece uma reserva de 50% das vagas em todas as universidades federais brasileiras para alunos de escolas públicas, famílias de baixa renda e ascendência negra ou indígena (o primeiro critério é obrigatório e os demais podem coincidir ou não).
Terra
 
· Escola faz 'balada' para promover a sociabilização de alunos especiais
(...) Os três jovens foram para a escola à noite para participar de mais uma balada promovida pela Nane. A escola oferece ensino regular para crianças e jovens que têm dificuldades de aprendizagem e deficiência intelectual, como autismo, síndrome de Down e Asperger, deficiência física ou outro tipo de necessidade especial.
As festas começaram a ser realizadas neste ano para promover a sociabilização dos alunos, já que muitos jovens precisam do apoio dos pais para sair e encontrar os amigos, e também para apresentar uma balada real para os jovens.
G1
 
· Projeto no Pará leva detentos a escolas para realizarem reparos e contar experiências da prisão
Objetivo é resgatar autoestima dos presos e atuar de maneira preventiva contra a criminalidade
Detentos de 16 municípios do Pará vão participar de um projeto em que vão visitar escolas para realizar pequenas reformas e consertos. Serão cerca de 300 homens e mulheres condenados pela justiça que farão as visitas uma vez por mês.
R7
 

     Ensino a Distância
 
· Para estudioso, EAD pode ajudar a preencher as lacunas do ensino
Enquanto em países como Chile, Argentina, Estados Unidos e Reino Unido mais de 30% dos jovens frequentam a universidade, esse número cai para aproximadamente 15% no Brasil. “Como vamos competir com esses concorrentes no cenário global?”, pergunta-se o professor Fredric Litto. E ele mesmo responde: “educação a distância é a única forma de correr atrás do prejuízo”.
USP
 
· O novo e-learning
As plataformas online de educação Coursera, edX e Udacity oferecem cursos com a grife de universidades de prestígio, como Harvard, MIT e Stanford, sem cobrar nada. Elas usam as redes sociais e democratizam o aprendizado. Veja como funcionam
Educar para Crescer
 
· Veduca lança Mooc de escrita científica
O Veduca, plataforma que oferece cursos gratuitos das melhores universidades do mundo, inaugura hoje, 30, o Mooc de Escrita Científica, em parceria com o professor Valtencir Zucolotto, coordenador do grupo de nanomedicina e nanotoxicologia GNano do Instituto de Física de São Carlos da USP.
Porvir
 
· Coursera estreia cursos traduzidos em português
Estreiam na segunda-feira, 2, os dois primeiros cursos do Coursera traduzidos para português: Introdução ao Pensamento Matemático, oferecido pela Universidade de Stanford, e Fundamentos de Estratégia para Negócios, da Universidade da Virginia. Ambas instituições são dos Estados Unidos. Os cursos, em inglês, tiveram ajuda de sete voluntários, sendo seis tradutores e um revisor.
O Estado de São Paulo
 

     Políticas Públicas, Leis e Projetos
 
· MEC quer "acelerar" jovens atrasados na escola
O Ministério da Educação (MEC) está desenvolvendo um programa para "acelerar" a trajetória escolar de estudantes que têm entre 15 e 17 anos de idade e ainda estão no ensino fundamental e fazer com que ingressem rapidamente no ensino médio. Batizado de Programa Nacional de Adequação de Idade/Ano Escolar, o plano será voltado aos cerca de 2,6 milhões de jovens que ainda não conseguiram passar do 9º ano.
Veja Online
 

     Professores e Funcionários
 
· Por ano, 3 mil professores desistem de dar aula nas escolas estaduais de SP
Dados obtidos com exclusividade pelo ‘Estado’ revelam migração média de 8 docentes por dia para as redes municipais e particular e também para outras carreiras; salários baixos, pouca perspectiva e más condições de trabalho motivam abandono
A cada dia, oito professores concursados desistem de dar aula nas escolas estaduais paulistas e se demitem. A média de pedido de exoneração foi de 3 mil por ano, entre 2008 e 2012. Salários baixos, pouca perspectiva e más condições de trabalho estão entre os motivos para o abandono de carreira.
O Estado de São Paulo
Veja também, em O Estado de São Paulo:
Falta de interesse pela carreira de professor é comum em todo o País
São Paulo cria 34 mil vagas, mas ganha só 1,5 mil docentes
Ex-professor hoje é policial civil
Artigo: Pela racionalidade na questão docente
 
· Greve dos professores do RN foi suspensa e aulas serão retomadas na segunda-feira
Professores estavam parados desde o dia 12 de agosto.
Os alunos potiguares vão voltar a assistir aulas normalmente a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de setembro. Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte suspenderam a greve nessa quinta-feira (29). A decisão da categoria, que estava parada há 17 dias, foi tomada em assembleia, onde foi apresentado o documento assinado pela Secretaria de Educação Estadual (SEEC), com 15 compromissos assumidos pelo governo.
NE10
 
· Professores decidem manter greve após assembleia no Centro do Rio
Professores e profissionais de rede municipal de ensino do Rio decidiram, em assembleia realizada na tarde desta sexta-feira (30) na Fundição Progresso, no Centro, manter a greve pelo menos até terça-feira (3), para quando está marcada nova assembleia. Na reunião eles ainda discutiram questões pedagócicas.
G1
Veja também:
Após rede municipal, professores do Estado também continuam greve no RJ (Uol)
 
· MG: Pelo terceiro dia, professores mantêm acampamento em frente ao Palácio das Mangabeiras
(...) Cerca de dez barracas foram armadas do lado de fora do Palácio desde a última sexta-feira (30). Os educadores reivindicam pela descongelamento da carreira, pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional e negociação da pauta de reivindicações, conforme representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE).
Hoje em Dia
 
· Em São Paulo, professores pedem cumprimento de acordo com a prefeitura
Professores da rede pública de ensino paulistana defenderam nesta sexta-feira (30), em manifestação na região central da cidade, o cumprimento das negociações feitas com a prefeitura na última greve, encerrada em maio. "Pedimos a definição da jornada de trabalho para 2014, a revogação da portaria que permite salas mistas [diferentes idades] na educação infantil e o aumento de duas referências na tabela de vencimentos", disse o presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal, Claudio Fonseca.
Uol
 

     Estatísticas e Pesquisas
 
· Pobreza prejudica desempenho mental, indica estudo
Um estudo publicado pela revista "Science" nesta quinta-feira (29) indica que a pobreza pode ser um fator que prejudica o desempenho mental. Segundo a análise dos autores, liderados por Ananda Mani, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, a falta de recursos "drena" as reservas mentais.
G1
 
· O incoerente ranking do Enem
Pesquisador calcula que fatores como o nível socioeconômico dos alunos explicam 75% da nota das instituições no exame e conclui que a divulgação de resultados por escola não é capaz de revelar a influência das unidades de ensino no aprendizado dos alunos
Educação
 

     Notícias Gerais
 
· Crianças aprendem na escola a ter uma vida saudável
(...) A preocupação com os bons hábitos de alimentação e a prática de atividades físicas chega cada vez mais às escolas públicas e particulares em todo o país. A fase escolar é importante, segundo o Ministério da Saúde, pois os hábitos adquiridos na infância e na adolescência são levados para a vida adulta.
R7
 
· Corinthians e ESPM fazem acordo inédito no Brasil
O Corinthians e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) apresentarão no próximo dia 9 de setembro uma parceria técnica para que alunos da instituição de ensino possam trabalhar dentro do clube. O acordo, inédito no esporte brasileiro, tem como objetivo fazer com que alunos de quatro diferentes cursos da ESPM tenham oportunidade de trabalhar no Corinthians.
Uol
 
· Pôquer na sala de aula
(...) Durante duas horas semanais, Cristiano Torezzan, 36 anos, pós-doutor em matemática aplicada e hoje professor do curso de ciências do esporte, trata exclusivamente de um assunto: o pôquer. Com ajuda de slides eletrônicos, ele destrincha partidas do jogo para 130 compenetrados alunos, todos matriculados na nova e disputada disciplina opcional, batizada por ele de “Fundamentos do Poker”.
IstoÉ
 
· Universitárias criam portal para pais encontrarem professores particulares
Pclick é gratuito e conta com sistema de busca e agendamento online
Para atender necessidades diferentes de estudantes, três mulheres criaram o Pclick, um portal para pais encontrarem professores particulares para os filhos.
R7
 
· Educação ajuda a superar a intolerância, defende Nações Unidas
Escolhido há quase um ano pelo secretário-geral Ban Ki-moon como alto representante da Aliança de Civilizações da Organização das Nações Unidas (UNAOC, na sigla em inglês), Nassir Abdulaziz Al-Nasser, natural do Catar, dedica seu trabalho a promover a paz entre os países. A Aliança que ele hoje lidera a partir de Nova York defende a educação, o desenvolvimento sustentável e a cooperação entre os governos para evitar e resolver conflitos.
Terra
 
· Gênio entra na universidade aos 11 anos
Carson Huey-You, de apenas 11 anos, é o mais jovem estudante da história a ingressar na Texas Christian University. O garoto pretende se tornar um físico quântico e, para isso, está assistindo aulas de cálculo, física, história e religião em seu primeiro semestre. Além disso, ele já fala Mandarim e toca Beethoven no piano.
Porvir
 

     Eventos
 
· Bienal do Livro do Rio de Janeiro poderá receber a visita de 170 mil alunos
Apesar de estar apenas no terceiro dia, a 16ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro, já superou números da última edição. A presidenta do Sindicato Nacional das Editoras de Livros (Snel), Sônia Machado Jardim, disse que em duas horas foram distribuídas 170 mil senhas para visitas de alunos à feira. Na edição anterior foram 145 mil.
R7
 

     Ensino Superior
 
· Prefeituras vão demitir médicos para receber equipes do governo
Para aliviar as contas dos municípios, médicos contratados por diferentes prefeituras no país serão trocados por profissionais do Mais Médicos, programa do governo Dilma Rousseff (PT) para levar estrangeiros e brasileiros para atendimento de saúde no interior e nas periferias.
Na prática, a medida anunciada à Folha por prefeitos e secretários de saúde pode ameaçar a principal bandeira do plano: a redução da carência de médicos nesses lugares.
Folha de São Paulo
Veja também:
Município que demitir médico será excluído de programa, diz ministro (Folha de São Paulo)
Padilha: Mais Médicos pode mudar a mentalidade e formação dos médicos (Terra)
Editorial: O outro lado do Mais Médicos (O Estado de São Paulo)
As faculdades brasileiras estão na UTI (Epoca)
 
· Cubanos recebem treinamento para trabalhar no Brasil há 6 meses
Recrutados para trabalhar no programa Mais Médicos em agosto deste ano, os profissionais cubanos recebem informações sobre o sistema Único de Saúde há pelo menos seis meses. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, mesmo sem a formalização do acordo, professores brasileiros, usando material didático do Mais Médicos, viajaram para diversas localidades de Cuba para formar os profissionais. "Agora é só revisão. Boa parte do conteúdo aprendemos lá", disse o médico Alfredo Rousseaux, que desembarcou semana passada em Brasília para um estágio de três semanas.
Terra
Veja também:
Formados em Cuba lideram no Revalida (O Estado de São Paulo)
Médico cubano vê vinda ao Brasil como chance de fazer pé-de-meia (Folha de São Paulo)
 
· Após acordo com faculdade, alunos de direito da USP terminam greve
Os estudantes de direito da USP (Universidade de São Paulo) resolveram pôr fim à greve, que mantinham desde o dia 9 de agosto. A decisão foi tomada em assembleias após um acordo com membros da Congregação da Faculdade de Direito sobre as reivindicações dos alunos.
Uol
 
· Mestres e doutores chegam a acampar em universidades para revalidar títulos
Na Universidade de Brasília (UnB), mestres e doutores acampam próximo à reitoria. Eles obtiveram o título no exterior e querem revalidar o diploma para serem reconhecidos no Brasil. Não se trata de nenhuma manifestação. Uma vez por semestre, lá estão as barracas para garantir os primeiros lugares na fila. A UnB aceita apenas seis processos de mestrado e seis de doutorado para cada um dos 86 programas de pós-graduação. Quem não conseguir entrar nesse grupo tem que esperar mais um semestre.
EBC
 

     No Mundo
 
· Envisioning the future of education technology
Education lies at a peculiar crossroad in society. On one hand it has the responsibility of anticipating real-life skills by preparing us for an increasingly complex world – but education methodologies can only be formalized after practices have been defined. This dichotomy is particularly aggravated when it comes to technology, where fast-paced innovation and perpetual change is the only constant.
This visualization attempts to organize a series of emerging technologies that are likely to influence education in the upcoming decades. 
Envisioning Tech
 
· Nielsen Survey: How Students Prefer To Use Tablets In Schools
Not just for games and movies, tablets are becoming more common in educational settings. A recent Neilsen survey found that 71 percent of students who use tablets are interested in accessing textbooks. 
Mind/Shift
 
· Say What? 5 Ways to Get Students to Listen
Ah, listening, the neglected literacy skill. I know when I was a high school English teacher this was not necessarily a primary focus; I was too busy honing the more measurable literacy skills -- reading, writing, and speaking. But when we think about career and college readiness, listening skills are just as important. This is evidenced by the listening standards found in the Common Core and also the integral role listening plays in collaboration and communication, two of the four Cs of 21st century learning.
So how do we help kids become better listeners? 
Edutopia
 
· Debunking the Genius Myth
(...) Harvard-educated tutors Hunter Maats and Katie O’Brien began to notice that this belief about being born smart was creating a lot of frustration for the kids they tutored, and sometimes unwittingly reinforced by their parents. “We had sessions working with a student where the mom would walk by and say, ‘Oh, he didn’t get the math gene!’” said O’Brien. “And I’d think, Gee, give the kid a reason to never even try.” 
Mind/Shift
 
· A great Edmodo cheat sheet for teachers
Edmodo is a social networking website that has a huge potential in education. Thousands of teachers and educators have already started using it with their students and I personally believe that more and more educators will flock to it.
Edmodo provides a wide variety of features and services for teachers including the ability to create classroom groups where teachers and students get to share learning materials. 
Educators Technology
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2013 Rede RCE.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog