quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Fatos e marcos da Educação em 19 de fevereiro

DESTAQUES
ESTATÍSTICAS, ESTUDOS E PESQUISAS 
Pais valorizam mais a segurança do que a qualidade do ensino nas escolas
Levantamento do Ibope Inteligência feito em cinco capitais e no Distrito Federal mostra que os pais estão mais preocupados com a segurança do filho dentro da escola do que com o ensino oferecido pela instituição.
Fonte: Jornal Hoje
POLÍTICAS PÚBLICAS, LEIS E PROJETOS 
Senadores avaliam adoção de residência pedagógica para formar professores
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) está reunida para votar, entre proposições, projeto que cria a residência pedagógica para todo o conjunto de cursos de formação de professores da educação básica, desde a creche ao ensino médio. O PLS 284/2012, cujo autor é o senador Blairo Maggi (PR-MT), tem sua aprovação recomendada pelo relator, Cyro Miranda (PSDB-GO), com emendas.
PEDAGOGIA E EXPERIÊNCIAS
Para educadores, fobias sociais são cada vez mais frequentes em crianças
(...) Educadores dizem ver um aumento no número de casos de depressão, ansiedade e fobia social entre os estudantes. A gravidade dos distúrbios mentais entre os estudantes aumentou, dizem eles, afetando até crianças mais novas, embora muitos suportem o estresse durante anos antes de finalmente sucumbirem.
‘Habilidade deve ser mais importante que conhecimento’
Aproximar empresas da escola e com isso fazer com que o aprendizado ganhe uma dimensão prática e real é a base do modelo de ensino aplicado nas Studio Schools, do Reino Unido. Por meio de projetos desenvolvido em conjunto com empresas locais e que têm relevância para a comunidade, os estudantes além de aprenderem as matérias tradicionais, desenvolvem outras habilidades que vão precisar para prosperar na vida. É isso que diz o inglês David Nicoll, diretor executivo da Studio Schools Trust, organização responsável pelas escolas.
Fonte: Porvir
'Educação digital é necessidade', diz especialista da Enciclopédia Britânica
(...) “As crianças são fluentes na tecnologia, estão envolvidas e inseridas em ambiente digital por meio de videogames, Internet, e celulares. Os editores e educadores precisam lidar com isso e descobrir um jeito de fazer essas tecnologias vingarem nas suas áreas”, disse o executivo.
Para Ross, a tecnologia é presente nas salas de aula e não está presa às bibliotecas ou e-books. Ele acredita que o impacto pode ser visto de modo positivo.

Fonte: TechTudo
ESCOLA PARTICULAR
Educação puxou desaceleração do IPC-S, diz FGV
O grupo Educação, Leitura e Recreação, que recuou de 3,71% na primeira quadrissemana de fevereiro para 2,47% na segunda, foi o que mais contribuiu para a desaceleração do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), divulgado nesta segunda-feira, 17, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador geral caiu 0,18 ponto porcentual, de 0,96% para 0,78%, entre os dois períodos.
ESCOLA PÚBLICA
Mais de 90% dos alunos do 3º ano do E.F. são letrados em Minas
Em Minas Gerais, mais de 70 mil alunos matriculados no 3º ano do ensino fundamental leem, escrevem, interpretam e fazem síntese de textos, segundo dados divulgados na manhã desta terça-feira (18) pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Fonte: O Tempo
INCLUSÃO
BA: Travestis e transexuais poderão escolher nome social em escolas
Uma resolução da Secretaria Estadual da Educação da Bahia, de 5 de novembro de 2013, determina que, a partir deste ano, os alunos travestis e transexuais vão poder escolher como querem ser chamados nas escolas.
Fonte: G1
TÉCNICO E PROFISSIONALIZANTE
BA: Cursos técnicos abrem mais de 45 mil vagas na rede pública
(...) Os Cursos de Educação Profissionalizantes podem ser concluídos em até quatro anos (o ensino médio regular em três). Chegando ao fim, o estudante tem a certificação do ensino médio, mas também já está apto a encarar o mercado de trabalho com uma formação técnica com reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Correio
POLÍTICAS PÚBLICAS, LEIS E PROJETOS
PNE: Meta incluída pelo Senado é questionada por deputado
Na avaliação do presidente da comissão especial da Câmara que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE - 8035/10), deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), há o risco de descumprimento das metas da proposta se um novo objetivo, incluído pelos senadores, for mantido no texto. A meta 21 prevê a inserção do Brasil entre os dez maiores países produtores de novos conhecimentos do mundo, além da formação de quatro doutores a cada mil habitantes do País.
PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Para contratar professor, Ribeirão Preto 'dispensa' porteiros de escolas
Para contratar professores, a Prefeitura de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) 'dispensou' os porteiros que controlavam o acesso e ajudavam na segurança nas escolas municipais.
Fonte: Folha Online
Governo de SP diz que 13% dos servidores de Etecs e Fatecs estão em greve
O Centro Paula Souza, que administra as Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) de São Paulo, informou que 13% dos cerca de 20 mil professores e servidores aderiram à greve nesta terça-feira (18).
Fonte: Uol
ESTATÍSTICAS, ESTUDOS E PESQUISAS
Quem estuda tem mais chance de não ter Alzheimer, diz pesquisa
Pesquisadores brasileiros fizeram uma descoberta impressionante. Eles concluíram que quem estuda tem muito mais chance de não apresentar os sintomas de Alzheimer mesmo tendo as lesões no cérebro que caracterizam a doença.
Fonte: Jornal Hoje
EVENTOS
Canadá recebe professores da rede federal para intercâmbio
Professores posam com bandeira brasileira diante de instituição canadense (Foto: divulgação) Para ampliar os conhecimentos em gestão e organização na área de pesquisa aplicada articulada com o setor produtivo, um grupo de 43 docentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica fará intercâmbio com instituições canadenses. Os servidores viajaram para o Canadá no sábado, 15, e participarão de atividades em 19 instituições daquele país por três meses.
Fonte: MEC
Mais de 600 estudantes vão participar de torneio de robótica no DF
Estudantes de 14 unidades da federação desembarcam no DF nesta sexta-feira (21) para a etapa nacional do torneio de robótica First Lego League, que ocorre até 23 de fevereiro no Sesi de Taguatinga. Vão participar do torneio 600 estudantes de 9 a 15 anos.
ENSINO SUPERIOR
Editorial: Crise no Ciência sem Fronteiras
Lançado em 2011 pela presidente Dilma Rousseff como uma das mais importantes iniciativas de sua gestão no campo da educação, o programa Ciência sem Fronteiras - que prevê a concessão de 101 mil bolsas a estudantes interessados em fazer iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado no exterior - está enfrentando duas grandes dificuldades.
NOTÍCIAS GERAIS
Escola técnica exige que alunos comprem uniforme
Os alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) de Guaianases (leste de SP) são obrigados a comprar uniforme para poder frequentar as aulas.
A prática é proibida, pois a escola é pública e deve ser acessível para todos.

Fonte: Agora SP
Escolas pedem doação 'voluntária' de R$ 5 para compra de temperos no DF
Responsáveis por alunos de escolas públicas de Santa Maria, no Distrito Federal, reclamam que a regional de ensino convocou os pais a contribuir “voluntariamente” com a compra do tempero dos alimentos que serão consumidos pelos estudantes. Cada família deve enviar R$ 5 por mês, ao longo de dez meses, para ajudar nas despesas.
Fonte: G1
PELO MUNDO
9 Excellent Under 3 Minutes TED Talks for Teachers
We all love TED talks but because of our time constraints it sometimes become hard to afford 20 minutes of your time to sit and watch one and this is where short TED talks like the ones featured below come in handy. This is basically a playlist that the folks in TED have recently compiled featuring some wonderful under 3 minutes talks.
Para receber nossas correspondências assine o Clipping de Educação.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog