quinta-feira, 15 de abril de 2010

Matemática, educação: Gerard Vergnaud

As crianças sabem, mas não conseguem se expressar
Gerard Vergnaud, diretor do Centro Nacional de Pesquisas Científicas, em Paris
Tatiana Duarte
Gazeta do Povo, 13/04/2010 - Curitiba PR

Aos 76 anos, o professor da Universidade Paris Gerard Vergnaud já orientou mais de 80 teses de mestrado e doutorado. Formado em Psicologia, é diretor do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS, na sigla em francês), em Paris. Fez a própria tese de doutorado com ninguém menos que Jean Piaget, um dos teóricos mais estudados no campo da Pedagogia. O professor francês esteve em Curitiba no mês passado, quando concedeu a seguinte entrevista à Gazeta do Povo:
Os professores usam bem a didática da matemática em sala de aula?
Ainda não muito. O processo de mudança das pessoas é muito lento. Os professores por sua própria experiência na atividade deixam de usar os resultados das pesquisas em didática de matemática. O processo da construção do conhecimento é muito lento numa criança. Mas quando se quer mudar os hábitos dos profissionais, especificamente dos professores, é ainda mais lento.

Como o senhor define a Teoria dos Campos Conceituais de maneira bem objetiva?
A ideia da teoria é começar um acompanhamento desde o início da aprendizagem da criança, quando ela entende e como se dá este raciocínio, até chegar aos raciocínios mais complexos. Tudo isso não é muito compreendido ainda, mesmo pelos pesquisadores em didática da matemática. Ou seja, as crianças sabem sobre matemática mas não conseguem se expressar.

Como trazer a teoria para a prática em sala de aula?
Olhando as coisas. Provocando situações. Quando se coloca um jogo de tênis no computador, por exemplo, inicia um movimento da física. O aluno pode observar e fazer uma teoria deste movimento. O professor deve ser um ator e colocar as teorias como se estivesse entrando num palco.

Como foi desenvolver uma tese com Jean Piaget?
Houve um mal-entendido. Eu era mímico naquela época e tinha uma teoria sobre a estética da mímica. E o Piaget me recebeu achando que eu teria uma teoria Piagetiana sobre a mímica. Mas descobri um algoritmo importante e mostrei a Piaget. Ele ficou impressionado porque perdeu um mímico. Dali surgiu o que no futuro seria o grupo de estudos em didática da matemática.

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