terça-feira, 27 de julho de 2010

Educação e Responsabilidade. Educação responsável!

As palavras ou idéias que hora apresento é fruto daqueles momentos que a gente fica contente com aquela idéia que passou rapidamente mas que despertou o interesse. Estava, como estudante, fazendo uma tarefa do curso sobre Avaliação que realizo no momento. Após "postar" um texto para debate no fórum, enquanto aguardava o tempo do computador confirmar a postagem, me passou esta idéia. Que também postei por lá, mas que gostei e quero deixar e partilhar por aqui. Segue abaixo, com pouquíssimas mudanças:
Bem, quero aqui apenas exercitar a possibilidade de reflexão aberta, da imaginação reflexiva.
A partir de todas estas pesquisas, dos textos propostos não tenho como não levantar esta questão ou assertiva: a necessidade ou a obrigatoriedade lógica de se pensar o conceito de educação compreendido como responsabilidade.
Trabalhar todos estes elementos avaliativos, ou o processo de avaliação, só indicam que todos os atores ou instituições que a ele recorrem - e aqui penso o universo educativo - precisam ter como princípio a RESPONSABILIDADE. Sem apresentar este elemento - ser responsável - é impossível se falar de avaliação.
Sem educação responsável é impossível falar de uma avaliação responsável, de um agir pedagógico responsável.
A educação é responsabilidade! A escola é tem que ser uma instituição responsável, os professores, atores educativos tem que ser pessoas responsáveis. A política pública educacional tem que ser responsável.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog