sexta-feira, 5 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO: Notícias 05 de outubro


 Resumo do dia
“Ensino médio no Brasil é um Frankenstein”.
Regulamentação das cotas sai em 15 dias, mas reserva já começa em 2013.
MEC adia, mais uma vez, corte de vagas em cursos mal avaliados.
 

     Sugestão
 
· Rede social quer aproximar jovens de instituições de ensino e de empresas
Uma rede social para a vida profissional, que mistura elementos do LinkedIn e do Facebook, com a finalidade de aproximar jovens, instituições de ensino e empresas. Essa é a proposta do Bizut (www.bizut.com.br), plataforma online gratuita em que jovens poderão receber orientação, concorrer a oportunidades de trabalho e ter aulas e notícias voltadas para a busca por emprego.
O Estado de São Paulo
 

     Pedagogia e Experiências
 
· “Ensino médio no Brasil é um Frankenstein”
(...) “No Brasil, encaminhamos os jovens para o ensino médio geral, que é um grande balaio. Acabamos criando um Frankenstein com mais de 11 disciplinas, quando precisamos criar uma gama de opções para que o aluno possa escolher aquilo para o que quer ir se direcionando”, afirma Magalhães. Para ele, o Brasil deveria se inspirar no modelo europeu, que reduz o número de disciplinas e cria um conjunto de matérias eletivas como forma de desenvolver “uma melhor visão de futuro” nos jovens.
Porvir
 
· Funciona ou não funciona? Ninguém sabe
O Ensino Médio noturno enfrenta uma dificuldade no país: a falta de dados oficiais sobre o rendimento dos alunos que estudam à noite. O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) não contabiliza nenhum tipo de indicador de qualidade, como taxas de evasão e abandono, por turno.
Todos pela Educação
 

     Escola Particular
 
· CE: Rede reduz escolas na Capital
Uma das quatro sedes da rede Salesiana Dom Bosco, em Fortaleza, encerra suas atividades letivas neste ano, depois de quatro décadas de funcionamento. Os 310 alunos que estudam na unidade, que fica na avenida João Pessoa, serão transferidos para as outras três sedes da rede: Colégio Dom Bosco, na avenida Antônio Sales; Colégio Juvenal de Carvalho, também na João Pessoa; e Colégio Auxiliadora, que funciona como anexo do Colégio Juvenal de Carvalho.
O Povo
 

     Escola Pública
 
· RJ: reforço escolar chega a mais de 27 mil alunos da rede estadual
Uma simples equação do segundo grau tirava o sono de Maria Aparecida Marins, 17 anos. Aluna do 1° ano do Colégio Estadual Professora Maria Terezinha, no Rio de Janeiro, ela não conseguia acompanhar o conteúdo da sua série. Mas, após participar do programa de reforço escolar, a matemática tem deixado de encher o boletim da estudante de notas vermelhas. Além dela, segundo o governo, outros 27,7 mil alunos estão recebendo aulas extras de português e matemática. O programa foi implementado em maio pela Secretaria de Educação.
Terra
 

     Inclusão
 
· Regulamentação das cotas sai em 15 dias, mas reserva já começa em 2013
Apesar de pressão de reitores, governo não abre mão de aplicar lei imediatamente. Universidades terão que mudar editais de vestibulares
As dúvidas dos reitores sobre como aplicar a nova lei das cotas ainda são numerosas – e a pressão para adiar sua aplicação também – mas o Ministério da Educação bateu o martelo e avisou: a reserva de vagas nas universidades federais tem que começar agora. O decreto com a regulamentação da lei nº 12.711 – e as respostas para os questionamentos das instituições – levará, no máximo, 15 dias para ficar pronto.
iG
Veja também:
Mercadante afirma que Lei de Cotas deverá ser aplicada imediatamente (Globo Online)
 
· Ensino inclusivo beneficia crianças especiais
A inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais no ensino regular pode proporcionar muitos benefícios. Entre eles, efeitos terapêuticos decorrentes diretamente da interação do aluno especial com as outras crianças. Foi isso que constatou a professora universitária Mônica Maria Farid Rahme em seu doutorado pela Faculdade de Educação (FE) na USP.
Aprendiz
 
· Criadora do ‘Diário de Classe’ critica sistema de cotas
A estudante Isadora Faber, de 13 anos, conhecida por denunciar os problemas de sua escola numa página no Facebook, disse, na noite desta quarta-feira, ter vergonha das cotas sociais e raciais em universidades. A menina, aluna da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, em Florianópolis, criticou o modelo de ação afirmativa, chamando de discriminação a reserva de vagas no ensino superior federal.
Globo Online
 

     Técnico e Profissionalizante
 
· Curso acende fagulha de jovem empresário
(...) Projetos como o da Junior Achievement, que visam criar e estimular o espírito empreendedor entre jovens, têm se expandido no Brasil.
Neste ano, o Sebrae decidiu nacionalizar um programa com essa proposta, nascido em São Paulo em 2002.
Folha de São Paulo
Veja também, na Folha de São Paulo:
Parceria com escolas será aumentada
Novo empreendedor muda foco do Sebrae
 

     Ensino a Distância
 
· Conselho Estadual de Educação pretende rever normas para EAD
Os integrantes do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE/RJ) voltarão a discutir normas para credenciamento e autorização para os cursos de educação a distância (EAD). Na sessão plenária de nº 1.495, realizada no último dia 2, os integrantes do colegiado decidiram rever a deliberação de nº 330, que tratava sobre o credenciamento de cursos de EAD na educação básica no Rio de Janeiro.
Folha Dirigida
 

     Políticas Públicas, Leis e Projetos
 
· Projeto regulamenta profissão de supervisor educacional
A Câmara analisa proposta que regulamenta a profissão do supervisor educacional em instituições públicas e privadas de ensino. De acordo com o texto, para exercer a função, o profissional precisa ter formação superior em pedagogia ou pós-graduação em supervisão educacional.
Agência Câmara
 

     Professores e Funcionários
 
· Salário de professor no País está entre os piores do mundo
Levantamentos feitos por economistas, agências da ONU, Banco Mundial e Organização para a Cooperação e do Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que professores brasileiros em escolas de ensino fundamental têm um dos piores salários da categoria em todo o mundo, além de receberem renda abaixo do Produto Interno Bruto (PIB) per capita nacional. Em uma lista de 73 cidades, a pesquisa registrou apenas 17 com salários inferiores aos de São Paulo, entre elas Nairobi, Lima, Mumbai e Cairo.
Terra
Veja também:
Salário de professor em São Paulo é pouco atraente (Uol)
 
· AP: Justiça considera greve ilegal
O titular da Procuradoria Geral do Estado (Prog), Antônio Kléber, explicou que, nesta quarta-feira, 3, o Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), composto por 11 desembargadores da instituição, julgou a liminar, concedida em junho de 2012, pelo desembargador Raimundo Vales ao governo do Estado, que declarou ilegal a greve dos professores estaduais. Segundo o procurador, seis dos magistrados votaram a favor da decisão, mantendo a paralisação na ilegalidade. Antônio Kléber acredita que a determinação será publicada na próxima semana, já que o desembargador Gilberto Pinheiro pediu vistas da decisão.
Todos pela Educação
 
· AL: Professores ameaçam entrar em greve
As unhas estão à mostra. Enquanto o secretário de Estado da Educação, Adriano Soares, bate o pé e se recusa a negociar com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), a categoria reuniu cerca de 500 servidores ontem e anunciou uma nova paralisação, mas que acabou suspensa logo após um diálogo com o governo. Professores e governo voltam a se reunir no próximo dia 10.
Gazeta de Alagoas
 

     Notícias Gerais
 
· Educação diferencia classe alta da média, diz ministro Moreira Franco
A renda da classe alta é três vezes superior à da classe média, principalmente, devido à educação, afirmou nesta quinta-feira (04), o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, em entrevista ao programa "Bom dia Ministro", da TV estatal NBR.
G1
 
· Pesquisa mostra como os adolescentes usam internet no Brasil
Com intuito de mapear como as crianças e adolescentes estão utilizando a internet no Brasil, o CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) realizou uma pesquisa com jovens e pais de todas as regiões do Brasil. Os resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil foram divulgados na manhã desta terça-feira (2) pelo órgão.
Aprendiz
 
· Feira Brasil Game Show divulga finalistas na categoria jogos educativos
Os jogos educativos Contra a Dengue e Ludo Primeiros Passos, criados pelo Ludo Educa Jogos, projeto ligado à Fapesp e ao CNPq, são finalistas da categoria no festival da Brasil Game Show, importante feira de jogos que será realizada entre os dias 11 e 14 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. O terceiro finalista é a plataforma OJE - Olimpíada de Jogos Digitais e Educação, desenvolvida a pedido da Secretaria da Educação de Pernambuco. Os vencedores serão divulgados no dia 11.
O Estado de São Paulo
 
· Artigo: Fracassados somos todos: A Educação Proibida
Newton Campos, leciona e trabalha na IE Business School da Espanha
Com mais de 4 milhões de acesso no Youtube, o filme argentino La Educación Prohibida (Twitter: @edprohibida) está se tornando uma grande referência para todas aqueles não satisfeitos com o sistema educacional atual.
O Estado de São Paulo
 
· Estudante britânica de 12 anos obtém QI maior que o de Einstein e Hawking
Uma estudante britânica de 12 anos foi aceita esta semana pela Mensa, sociedade internacional que reúne pessoas consideradas "gênias" por terem alto quociente de inteligência (QI). A menina Olivia Manning obteve uma pontuação extremamente alta, de 162 pontos, bem acima da média de 100 e, ainda, dois pontos a mais do que o obtido pelos físicos Albert Einstein e Stephen Hawking.
G1
 
· Argentina: estudantes marcham rumo a Ministério da Educação
Milhares de estudantes de escolas de ensino médio da cidade de Buenos Aires, onde mantêm ocupados 57 centros, marcharam nesta quinta-feira rumo ao ministério da Educação da capital, em repúdio a uma reforma nos planos de estudos das escolas.
Terra
 
· Universidades alemãs buscam cada vez mais alunos estrangeiros
Mais de 38 mil estrangeiros concluíram os estudos na Alemanha em 2011, em sua maioria chineses. Enquanto isso, universidades alemãs "recrutam" alunos em diversos países, inclusive no Brasil. Cada vez mais estrangeiros se inscrevem em universidades alemãs para estudar, concluindo seus estudos de graduação ou mesmo doutorado.
Terra
 

     Ensino Superior
 
· MEC adia, mais uma vez, corte de vagas em cursos mal avaliados
Ao contrário do prometido pelo Ministério da Educação, 803 cursos de administração e ciências contábeis mal avaliados pela pasta não sofrerão corte de vagas neste ano.
Folha de São Paulo
Veja também:
Ministério e universidades privadas vivem 'lua de mel' (Folha de São Paulo)
 
· E-Science resgata pesquisadores do ‘dilúvio’ de dados
(...) Institucionalizado em 2012, o Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) é coordenado pelo professor Roberto Cesar Marcondes, do Instituto de Matemática e Estatística (IME). Sua principal preocupação é realizar análise, armazenamento e visualização de grandes quantidades de dados. “Até a década de 1990, grande parte dos problemas estava em adquirir esses dados”, explica o docente. Nos últimos 15 anos, graças aos avanços da computação, “a área de eScience surgiu como uma resposta para prover novos modelos e tecnologias na análise de dados de diferentes ciências”, completa.
O Estado de São Paulo
 
· Artigo: Diretrizes curriculares e o filósofo
Roberto Leal Lobo e Silva Filho, ex-reitor da USP (1990-1993) e da Universidade de Mogi das Cruzes (1996-1999)
(...) Parece que o desafio de formar o profissional capaz de atender às necessidades de uma sociedade moderna em constante mutação ainda encontrará um obstáculo natural: a transposição dessa filosofia para a proposta das diretrizes curriculares e destas para os projetos pedagógicos e matrizes curriculares de cada curso, de cada instituição de ensino superior do nosso País.
O Estado de São Paulo
 
· Reprovação passa dos 50% na 1ª fase do exame da OAB
Dos 114.520 bacharéis em direito que realizam a primeira fase do 8º Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, no dia 9 de setembro, apenas 51.246 foram aprovados para a próxima etapa. Dessa forma, a taxa de aprovação é de 44,75%. A lista dos selecionados está disponível no site da Ordem.
Veja Online

Nenhum comentário:

Arquivo do blog