quinta-feira, 4 de outubro de 2012

NOTÍCIAS EDUCAÇÃO - 04/10


Resumo do dia
Turno integral é o segredo das escolas "campeãs" no Enem.
Nota do Enem será usada por mais de cem instituições.
USP sobe 20 posições em ranking mundial de universidades.
MEC reconhece 188 novos cursos de ensino superior.
 

 Sugestão
 
· Aulas de microscopia eletrônica no YouTube
(...) O curso já conta com nove aulas que, em pouco mais de um mês, tiveram mais de 4 mil visualizações. De acordo com as estatísticas do YouTube, as aulas estão atraindo o interesse do público de mais de 40 países.
Agência Fapesp
 

     Pedagogia e Experiências
 
· Turma heterogênea: cada um é um. E agora?
Saiba como seis professoras ajustaram as estratégias para ensinar a todos os alunos sem deixar nenhum para trás
(...) Admitir a heterogeneidade como uma característica não é o mesmo que lidar com ela na prática, e muitos questionamentos permeiam o dia a dia de quem ensina. Como apresentar um novo conteúdo se uma parte dos estudantes ainda não aprendeu o previsto? É melhor garantir o aprendizado de todos, desacelerando as aulas ou seguir o currículo mesmo que só alguns acompanhem? Se você se reconheceu nessas dúvidas, saiba que todas têm respostas, que por sua vez indicam um caminho: aprimorar os critérios didáticos para enfrentar o problema.
Nova Escola
 
· Nasa ensinará a montar veículo espacial em projeto da Skype
Em comemoração ao Dia do Professor na segunda-feira, dia 15 de outubro, a Skype está adicionando organizações ao projeto Skype in the Classroom: a Rede Aprendizagem Digital da Nasa, o Museu Nacional da Marinha Real Britânica e HMS Victory, o British Council , o Woodland Trust, a VerbalizeIt, a Action Aid, a Education through Expedition e a Choose2Matter. O Centro de Aprendizado Digital da agência espacial americana, por exemplo, contará com projetos nos quais os alunos poderão aprender a preparar um veículo espacial para decolagem, ajudar os cientistas e engenheiros a explorar os princípios básicos da matéria e desenhar seu próprio distintivo de missão espacial. As turmas participantes também poderão descobrir como é viver e trabalhar no espaço e serão apresentadas a noções básicas de robótica.
Terra
 
· Rede social reúne 12 milhões de alunos e professores
A barra horizontal azul, a foto de perfil no canto superior esquerdo e a lógica de interação com conhecidos em um ambiente virtual podem parecer familiares. Sim, parece o Facebook, mas não é. A rede social Edmodo, uma das startups de educação e tecnologia que mais tem se destacado nos últimos meses, bateu a marca dos 12 milhões de usuários e agora está ampliando sua atuação.
Porvir
 

     Escola Pública
 
· Dilma sanciona lei que prevê a construção de 6 mil escolas
Desde o lançamento do programa Brasil Carinhoso, em maio deste ano, o governo federal já retirou 2,8 milhões de crianças de até seis anos de idade da extrema pobreza. O resultado foi apresentado durante cerimônia de sanção da lei que institui o programa, nesta quarta-feira, 3, no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Entre as medidas propostas está a ampliação do acesso das crianças à creche e pré-escola.
MEC
 

     Educação Infantil
 
· 70% das crianças até 4 anos estão fora da escola no Brasil
Somente 30,8% das crianças brasileiras de zero a 4 anos frequentam creches ou pré-escola. Em Curitiba, o número de meninos e meninas nessa faixa etária é de cerca de 222 mil, mas 65,3% deles estão fora da sala de aula. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), publicada em setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Gazeta do Povo
 

     Políticas Públicas, Leis e Projetos
 
· Lei com medidas do Brasil Carinhoso será sancionada nesta quarta
A presidenta Dilma Rousseff sanciona nesta quarta (3) a lei que cria o Benefício de Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância. A medida vai garantir renda mínima de R$ 70 per capita para famílias com crianças até seis anos. O beneficio é a principal medida do Brasil Carinhoso, pacote de medidas para a infância lançado em maio.
Aprendiz
 

     Professores e Funcionários
 
· Em protesto, professores estaduais voltam a suspender aulas na Bahia
Os professores da rede pública de ensino da Bahia voltaram a suspender as atividades nesta quarta-feira (3) para protestar contra o não cumprimento da Lei do Piso e da falta de negociação do governo do estado após o fim da greve dos docentes em agosto, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). Na sexta-feira (28), a categoria também se mobilizou e não deu aula. Instituições de ensino como o Colégio Central e o Odorico Tavares ficaram com as salas vazias.
G1
 

     Avaliações
 
· Nota do Enem será usada por mais de cem instituições
A nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) , que se realizará daqui a um mês (nos dias 3 e 4 de novembro), poderá ser utilizada para ingressar em pelo menos 115 instituições de ensino superior. Os mais de 5 milhões de candidatos que prestarão as provas concorrerão a vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou usarão as notas diretamente nas universidades.
iG
 

     Estatísticas e Pesquisas
 
· Turno integral é o segredo das escolas "campeãs" no Enem
As três escolas cujos alunos se saíram melhor no Enem em 2010 - últimos dados disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - têm algo em comum: aulas em turno integral. Segundo a coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Maria Marcia Malavasi, esse é um dos fatores determinantes para o bom desempenho dos alunos na prova.
Terra
 
· Maioria dos mestres e doutores trabalha com educação, diz pesquisa
As instituições de ensino são as que mais empregam profissionais com mestrado e doutorado no Brasil. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, 32,30% dos mestres e 47,78% dos doutores trabalham no ramo da educação, seja pública ou privada. Os dados fazem parte de um estudo estatístico sobre mestrado que está sendo realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O estudo será lançado dentro de um mês e os números parciais foram divulgados com exclusividade ao G1.
G1
 

     Notícias Gerais
 
· Estude sorrindo: você está sendo filmado
Instalar câmeras de segurança não pode ser a saída para resolver problemas de comportamento. Entenda por quê.
No dia 25 de setembro, 107 alunos de um colégio particular da capital paulista foram suspensos por ter se recusado a voltar para a aula depois do intervalo. (...) O acontecimento toca em questões comuns ao cotidiano escolar: o combate à violência, o tratamento dado à indisciplina e maneira como as decisões são tomadas.
Nova Escola
 

     Ensino Superior
 
· USP sobe 20 posições em ranking mundial de universidades
Unicamp também aparece na lista da Times Higher Education. Primeira colocada é a americana Caltech
A Universidade de São Paulo (USP) melhorou 20 posições no ranking mundial de instituições de ensino superior divulgado em Londres pela Times Higher Education nesta quarta-feira, dia 3 de outubro. No ano passado, aparecia em 178º lugar e agora está em 158º. A Unicamp, a outra brasileira que também aparece na lista, ficou na faixa das posições 251 a 275 – não há posição específica depois das 200 primeiras. A classificação também representa uma melhora, já que no ano passado a Unicamp estava entre 276 e 300 melhores.
iG
Veja também:
USP e Unicamp são estrelas brasileiras solitárias no mais importante ranking de universidades do mundo (Veja Online)
 
· MEC reconhece 188 novos cursos de ensino superior
Trinta deles serão instalados em instituições federais
O Ministério da Educação (MEC) reconheceu 188 novos cursos de ensino superior no país, sendo 30 em instituições federais. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União.
Veja Online
 
· Unesp terá disciplinas de pós-graduação em inglês
(...) De acordo com a Unesp, o oferecimento de disciplinas em inglês se dará inicialmente em cinco áreas do conhecimento: Odontologia (10 disciplinas); Energia (12 disciplinas); Ciências Agrárias e Veterinárias (14 disciplinas); Linguística e Literatura (19 disciplinas) e Biodiversidade (10 disciplinas).
Agência Fapesp
 
· Projeto que prevê fim do exame da OAB pode ser votado na Câmara
O relator dos projetos de lei que propõem acabar com o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), quer levar a discussão para o Plenário da Câmara, apesar de a proposta precisar apenas de uma aprovação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para ser enviada ao Senado. Segundo Feliciano, o Plenário refletiria melhor o conjunto da sociedade, já que a proposta é bastante polêmica.
Terra

Nenhum comentário:

Arquivo do blog