quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Educação: Notícias 10/10.


Resumo do dia
Decisão sobre livro de Monteiro Lobato sai depois do mensalão.
Governo finaliza texto do Decreto sobre Lei de Cotas.
Caixa registra recorde no saldo de contratação do Fies.
 

     Pedagogia e Experiências
 
· “Professores devem reaprender a aprender”
O professor americano Will Richardson percebeu, em sua rotina de sala de aula, que havia alguma coisa mudando naquele espaço de aprendizagem. O ano era 2001 e ele dava aula de inglês para o ensino médio em escolas norte-americanas. Nessa década que se passou, as tecnologias foram entrando no universo educacional, ele começou a escrever sobre o assunto e, entre idas e vindas de conversas com professores pelo país, sua suspeita só se confirmou: essa aflição não era só sua. Foi aí que percebeu que o primeiro passo para os professores se adequarem aos novos formatos de educação era fazer com que eles reaprendessem a aprender e, para isso, era fundamental que eles se organizassem em redes.
Porvir
 
· Escola incentiva alunos e professores a produzirem REA
O Centro Educacional Pioneiro está adotando os REA, Recursos Educacionais Abertos, no ensino médio. Desde ano passado, as publicações dos alunos como revistas, catálogos e livros de contos estão sendo produzidas com base nesse conceito de uso livre. O projeto, ainda piloto, prevê a criação de um repositório virtual para abrigar e disponibilizar, abertamente via Creative Commons, os trabalhos coletivos produzidos pelos professores e cerca de 60 alunos de ensino médio. A ideia é que qualquer pessoa possa usar os materiais, fazer cópias na íntegra ou remixar pedaços para adaptar os conteúdos à sua realidade local
Porvir
 
· "Escolas não devem adotar tablet só porque é moda"
O tablet não deve ser usado por escolas só porque "é moda". Para que o aparelho entre em sala de aula, é preciso antes desenvolver um projeto pedagógico para seu uso e preparar o professor.
Essa foi uma das sugestões do debate "Tablet na Infância - Educação e Entretenimento", realizado anteontem, no Teatro Folha, em São Paulo.
Folha de São Paulo
 
· Artigo - Crianças digitais: elas estão crescendo ou nascendo assim?
Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel Brasil
(...) Estas crianças nasceram na era digital e crescem conhecendo as novas invenções; são atraídas pelos desenvolvimentos tecnológicos e desejam possuí-los. Ao interagir com seus jogos e brinquedos começam a amadurecer e a se preparar para o futuro, muitas vezes sem nem se dar conta disso.
Aprendiz
 

     Escola Pública
 
· Programa de banda larga gratuita chega a 63 mil escolas
Mais de 63 mil escolas públicas de ensino Fundamental e Médio contam com conexão banda larga à internet dentro do Programa Banda Larga nas Escolas. O levantamento, divulgado nesta terça-feira pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), mostra que, de janeiro a agosto, o programa recebeu mais de 17 novas instituições por dia.
Terra
 

     Inclusão
 
· Governo finaliza texto do Decreto sobre Lei de Cotas
O decreto que regulamentará a Lei de Cotas, sancionada em 29 de agosto último, será publicado nos próximos dias, aguardando somente a redação final da Casa Civil. A confirmação foi dada nesta terça-feira, 9, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
MEC
 
· MEC quer reforço on-line para cotistas das universidades federais
O site Khan Academy, iniciativa norte-americana que oferece aulas gratuitas na internet, pode servir de modelo para o reforço que novos cotistas terão ao ingressarem nas universidades federais do país.
Folha.com
 

     Técnico e Profissionalizante
 
· Acordo com Alemanha fortalece educação profissional do Brasil
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou nesta sexta-feira, 5, dois memorandos de parceria com a ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan. Os acordos preveem novas possibilidades de cooperação e intercâmbio no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras para fortalecer a educação profissional e tecnológica brasileira.
MEC
 

     Políticas Públicas, Leis e Projetos
 
· Governo aponta Plano Nacional de Educação, 'royalties' e FPE como prioridades no Congresso
Com o fim do primeiro turno das eleições, líderes da base de apoio do governo no Legislativo se reuniram nesta terça-feira (9) com a ministra da Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Palácio do Planalto, para definir uma pauta de projetos em tramitação no Congresso considerados prioritários. Entre eles, estão o Plano Nacional de Educação (PNE) e a definição de um novo modelo de partilha dos royalties decorrentes da exploração do petróleo na camada pré-sal. Ambas as propostas estão na Câmara dos Deputados.
Agência Senado
 
· Decisão sobre livro de Monteiro Lobato sai depois do mensalão
O julgamento da ação que contesta o uso da obra Caçadas de Pedrinho , de Monteiro Lobato, nas escolas brasileiras só será realizado quando os ministros terminarem de julgar o mensalão. Isso significa que, pelo menos, até o início do mês que vem, nenhuma decisão será tomada. Por causa da polêmica do tema, o ministro Luiz Fux, relator do processo, deve dividir com os colegas a avaliação do tema. Até lá, no entanto, entidades com diferentes pontos de vista se movimentam para participar do processo de alguma forma. Todas querem opinar sobre o tema.
iG
 
· Carga horária mínima para educação física
(...) O PLS 249/12, de Eduardo Amorim (PSC-SE), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina que cada escola é responsável por definir a carga horária de cada matéria. Para o senador, isso representa enfraquecimento da educação física, “que sempre enfrentou resistência no meio acadêmico”.
Agência Senado
 
· Pais poderão ter direito ao mesmo período de férias de seus filhos
Tramita na Câmara projeto que permite que os pais tenham um período de férias que coincida com o das férias coletivas da creche ou pré-escola de seus filhos. A proposta (PL 4113/12) altera a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (Decreto-Lei 5.452/43).
Agência Câmara
 

     Professores e Funcionários
 
· Avaliação de professores ajuda a corrigir falhas
Pouco comum, consultar a opinião dos estudantes sobre o trabalho dos docentes contribui para a melhoria do ensino
Os indicadores educacionais usam hoje, principalmente, o desempenho dos estudantes para medir a qualidade do ensino no Brasil. Porém, outro método também pode ser eficaz e produzir resultado em menos tempo: a avaliação do professor pelo aluno. Embora apresente algumas limitações e seja feita pela própria escola, a metodologia é considerada por especialistas como uma alternativa para controlar a qualidade, tanto no ensino médio quanto no fundamental.
Gazeta do Povo
 

     Avaliações
 
· Cartões de confirmação do Enem começam a ser entregues nesta quarta
Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a receber, a partir de amanhã (10), pelos Correios, os cartões de confirmação de inscrição com os locais de prova. A assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disse na tarde de hoje (9) que ainda não será possível consultar a informação pela internet, retificando informação prestada pela manhã à Agência Brasil.
iG
 

     Estatísticas e Pesquisas
 
· Brasil: 80,8% dos universitários estão em instituições particulares
O número de universitários matriculados em instituições de ensino particulares aumentou nos últimos dez anos - de 69,8% para 80,8% do total. O dado faz parte da pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Data Popular, que apresentou dados relativos aos 6,2 milhões de universitários brasileiros.
Terra
Veja também:
7 em cada 10 universitários são da nova classe média, diz pesquisa (Uol)
 
· CGI.br lança resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil
(...) O uso da internet por esse perfil ocorre em uma variedade de locais. Destaque para o uso na escola (42%), no domicílio (40% dos entrevistados utilizam a internet na sala de casa ou outro ambiente coletivo do domicílio), na lan house (35%) e pelo celular, que é citado por 18% dos usuários de 9 a 16 anos.
Agência Fapesp
 

     Notícias Gerais
 
· Brasil faz parceria com a Irlanda para concessão de bolsas no exterior
A Irlanda é a mais nova parceira do programa Ciência sem Fronteiras. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou nesta terça-feira, 9, acordos de cooperação internacional com o presidente da República daquele país, Michael Higgins. A previsão para os próximos anos é de concessão de 2 mil bolsas de estudos a alunos brasileiros de graduação em instituições irlandesas.
MEC
 
· Projeto que pretende inspirar inovações em educação busca financiamento colaborativo
Investigar iniciativas transformadoras ao redor do mundo e inspirar novas formas de aprendizagem no Brasil. Este é o objetivo do Educ-ação, projeto sem fins lucrativos criado por quatro brasileiros, que pretende percorrer 12 escolas, nos cinco continentes, em busca de histórias e experiências inovadoras de aprender e ensinar.
Aprendiz
 
· Alunos de federais não receberão visto dos EUA para intercâmbio no verão
Estudantes brasileiros de universidades federais aprovados para programas de intercâmbio de trabalho temporário nos Estados Unidos no fim do ano não poderão viajar. Em função da greve dos professores, os Estados Unidos decidiram não conceder o visto de intercâmbio J1, exigido para cumprir este tipo de programa. Pelas redes sociais, os alunos protestam e apelam para que a decisão seja revista.
iG
 
· Pela internet, diplomas universitários a R$ 410
É rápido, custa pouco e está ao alcance de todos: uma empresa passou a oferecer há uma semana na internet diplomas de graduação de universidades federais e particulares de todo o país. A empresa Educacional Center garante entregar em cinco dias “um diploma de nível superior, com total sigilo e segurança”, desde que o interessado pague. A partir de R$ 410, que ainda podem ser divididos em duas vezes, qualquer pessoa pode se tornar médica, engenheira aeroespacial ou física. No site, eles afirmam que os diplomas são validados pelo Ministério da Educação, com publicação no Diário Oficial da União. O Ministério da Educação negou e vai acionar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para investigar o caso.
Globo Online
 
· Fazer cursos no exterior abre perspectivas inéditas para a carreira profissional
Fazer um curso no exterior pode ser o ponto de partida que abre caminho para rotas profissionais e acadêmicas enriquecedoras, muitas vezes não programadas.
Uol
 
· Talibã tenta matar menina que denunciava proibição de escola para mulheres
O Talibã tentou matar uma menina de 14 anos que denunciava na internet a proibição de educação para mulheres imposta nas áreas controladas pelo grupo. Malala Yousafzai queria apenas estudar e defendia o direito de outras meninas de fazerem o mesmo.
Jornal da Globo
 

     Ensino Superior
 
· Caixa registra recorde no saldo de contratação do Fies
(...) Segundo o banco, ao todo, mais de 746 mil estudantes são atendidos com o crédito para o ensino superior na carteira da Caixa. Somente em 2012, o banco liberou R$ 6,5 bilhões em crédito para 157 mil estudantes. O total, registrado até agosto, representa um crescimento de 107% no número de contratos em relação ao mesmo período de 2011.
Agência Brasil
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2012 Rede Católica de Educação.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog