terça-feira, 16 de outubro de 2012

Educação: Notícias 15/10


 Resumo do dia
Participação dos pais vale mais que boa escola.
Prova para ingresso na carreira docente estreia ano que vem.
Ensino profissionalizante pode manter jovens na escola.
Cresce o índice de jovens de 15 a 24 anos desocupados.
 

     Destaque: Dia do Professor
 
· O perfil do bom professor
Cursar uma boa faculdade basta para ser um bom professor? Como fazer uso de todas as metodologias e conteúdos aprendidos? Como conseguir se aproximar dos alunos? Como ensinar e ter certeza de que as crianças aprenderam?
Todas essas questões incomodam (ou deveriam incomodar) o dia a dia dos cerca de 2 milhões de professores brasileiros. E também deveriam estar presentes na reflexão dos estudantes de Pedagogia e das licenciaturas, os futuros docentes.
Todos pela Educação
 
· Salários baixos provocam fuga de professores da carreira
Piso salarial de R$ 1,4 mil está longe da remuneração de outras profissões, que muitas vezes exigem menos qualificação e dedicação
(...) No Dia do Professor, comemorado nesta segunda-feira, muitos profissionais em todo o País lamentam – em vez de celebrar – a escolha de carreira que fizeram . O iG ouviu alguns professores de formação que, mesmo apaixonados pelo trabalho que desenvolviam, desistiram de tentar sobreviver com o salário da função, baixo diante de outras profissões, e mudaram de atividade.
iG
 
· Editorial: O professor como peça basilar na educação
Sem profissionais valorizados, de pouco adiantarão melhorias em outras esferas
O 15 de outubro marca no calendário do ensino no País uma data especial, que é a homenagem ao professor. Peça basilar no sistema educacional, esse profissional merecia bem mais do que um simples dia dedicado a ele.
O Povo
 

     Ensino Religioso
 
· Colégios Liessin e Santo Inácio dão uma lição de tolerância religiosa
Enquanto o mundo se divide em guerras religiosas, alunos dos colégios Liessin e Santo Inácio dão um exemplo de tolerância e convivência pacífica. Na tarde desta quinta-feira (11), vinte estudantes do 1º ano do ensino médio da escola católica assistiram a uma aula sobre Holocausto e Israel, que servirá de subsídio para um concurso promovido pelo centro de ensino judaico. O vencedor ganhará uma viagem paga pelo Liessin para a Marcha da Vida, que passa por Israel e por campos de concentração na Polônia.
Globo Online
 

     Sugestão
 
· Biblioteca Digital Mundial traz acervo iconográfico gratuito pra rede
A Biblioteca Digital Mundial reúne um rico acervo iconográfico e multilíngue voltado sobretudo às referências literárias, históricas e geográficas que constituem, em diversos museus e coleções particulares, o patrimônio artístico e cultural da humanidade.
Aprendiz
 

     Pedagogia e Experiências
 
· As (des)vantagens da tecnologia como ferramenta pedagógica
No lugar de quadro e pincel, projetor multimídia e slides. Cadernos e lápis? São frequentemente substituídos por tablets ou smartphones. Já está ficando para trás a realidade analógica das salas de aula, cada vez mais equipadas com aparatos tecnológicos, tanto pelos professores quanto pelos alunos. A onda digital tende a impulsionar o processo de ensino-aprendizagem, mas é preciso alguns cuidados para a aliada não se transformar em vilã.
NE10
 
· GBR: Escola ensina crianças a programar
Em Londres, aulas são dadas com Lego e Raspberry Pi, placa open source vendida a US$ 25
(...) Corston é co-fundador e diretor do projeto Little House of Fairy Tales. Inspirado numa palestra TED de 2006, onde Sir Ken Robinson discutia como o sistema educacional da Grã-Bretanha pode matar a criatividade das crianças, Corston decidiu promover o valor dos códigos de informática para o currículo escolar.
O Estado de São Paulo
 
· Participação dos pais vale mais que boa escola, diz estudo
Um estudo divulgado nesta semana reforça o conceito de que o ambiente familiar é determinante no desempenho escolar de crianças e jovens. De acordo com a pesquisa, realizada pela Universidade da Carolina do Norte, estudantes que frequentam escolas fracas mas são acompanhados de perto pelos pais obtêm desempenho superior ao de crianças matriculadas em boas escolas cujos pais pouco conhecem suas atividades acadêmicas.
Veja Online
 
· Professor ensina história com games e cartuns
Ele foi o vencedor na categoria de Inovação em Conteúdo do Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft deste ano com o projeto Gamificação de Sorocaba, que une o ensino de tecnologia e o de geografia pela produção de jogos e cartuns. Os jogos, que são elaborados pelos alunos, usam informações da cidade como ponto de partida; já os cartuns, são de sua própria autoria.
Porvir
 
· Dislexia ou discalculia: conheça alguns sinais que podem indicar transtorno de aprendizado
A dislexia é um transtorno no cérebro, em que o processamento das letras e dos sons acontece de maneira diferente. Por isso, o disléxico tem dificuldade para aprender a ler e escrever pelos métodos tradicionais. E, como o conhecimento na escola depende muito da leitura, os disléxicos têm uma dificuldade imensa em acompanhar a classe nas matérias.
Uol
 

     Escola Particular
 
· Artigo: O calmo desespero das elites
Julio Groppa Aquino
Nas duas últimas semanas, dois acontecimentos, aparentemente isolados, interceptaram a típica pasmaceira educacional do País, envolvendo escolas privadas de prestígio: a polêmica em torno da instalação de câmeras nas salas de aula do Colégio Rio Branco, em São Paulo, e a presumida tentativa de suicídio de um aluno do quinto ano do ensino fundamental do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro.
Aprendiz
 

     Escola Pública
 
· RJ: O cinema vai à escola na rede pública estadual
Trinta colégios terão telões e acervos com filmes nacionais
Alunos da rede pública de ensino poderão participar de sessões de cinema sem sair da escola. Trinta colégios estaduais contarão com cineclubes no próximo ano letivo. Dessas unidades, vinte e duas são em municípios sem salas de cinema. Cada escola ganhará um telão de cem polegadas, projetor multimídia, leitor de DVD, mesa de som, caixas acústicas amplificadoras e microfone, entre outros equipamentos.
Globo Online
 

     Inclusão
 
· Dilma assina decreto que regulamenta Lei de Cotas
A presidenta Dilma Rousseff assinou hoje (11) o decreto que regulamenta a Lei de Cotas, sancionada no fim de agosto. As regras serão publicadas na edição de segunda-feira (15) do Diário Oficial da União, de acordo com o Ministério da Educação.
Agência Brasil
Veja também:
UnB destina 32,5% das vagas do vestibular para cotas (Terra)
 
· MEC complica o vestibular
Implantação imediata da lei que cria o sistema de cotas do ensino superior atrasa inscrições e pode abrir temporada de contestações na Justiça
IstoÉ
 
· Suprema Corte reavalia adoção de ações afirmativas nas universidades americanas
Com o futuro da ação afirmativa no ensino superior na balança, a Suprema Corte avaliou duas questões básicas na quarta-feira (10), repetidas pelo menos uma dúzia de vezes pelo juiz John Roberts, de várias formas. Ele queria saber quanta diversidade seria suficiente, e ele queria saber quando as faculdades poderiam alcançar um nível aceitável de diversidade sem precisarem recorrer a preferências raciais.
Uol
 

     Técnico e Profissionalizante
 
· Ensino profissionalizante pode manter jovens na escola, aposta educador
O especialista em educação João Batista Araújo e Oliveira defendeu nesta quarta-feira (10) o aumento da oferta de ensino profissionalizante para ajudar a atrair os alunos para os bancos escolares. Ele foi ouvido pela Frente Parlamentar Mista da Educação. “Apenas 10% dos alunos do ensino médio no Brasil aprendem também uma profissão. No mundo desenvolvido, esse número oscila por volta dos 50%”, alertou.
Uol
 
· Ceará une ensino integral e profissionalizante
Em mais de 90 escolas públicas cearenses, a rotina dos estudantes de ensino médio inclui aulas das 7h30 às 17h. As EEEPs (Escolas Estaduais de Educação Profissional), de educação integral, decidiram em 2008 aumentar a carga horária para levar aos alunos o ensino profissionalizante. Hoje, são mais 30 mil alunos em 70 municípios do estado estudando nesse formato. E a estimativa é chegar a 140 escolas até o final de 2014.
Porvir
 

     Políticas Públicas, Leis e Projetos
 
· Projeto que limita número de alunos em sala de aula está na pauta da Comissão de Educação
(...) De acordo com o projeto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as turmas de pré-escola e dos primeiros dois anos do ensino fundamental não poderão exceder a 25 alunos. Já as classes das demais séries do ensino fundamental e as do ensino médio, determina o projeto, devem ter, no máximo, 35 alunos.
Aprendiz
 

     Professores e Funcionários
 
· Prova para ingresso na carreira docente estreia ano que vem
MEC prepara concurso nacional para o segundo semestre de 2013; participação das redes é voluntária
(...) O principal objetivo da avaliação é subsidiar as redes públicas na realização de concursos de professores, selecionando os melhores profissionais. Dessa forma, elas terão mais agilidade para preencher as vagas, já que aumentarão a periodicidade da contratação e terão menos gastos na realização dos processos seletivos.
Todos pela Educação
 

     Estatísticas e Pesquisas
 
· O gargalo do ensino
Baixo número de concluintes no ensino médio afeta crescimento do nível superior
O ensino superior brasileiro, que vinha crescendo até meados da década passada em ritmo acelerado, dá preocupantes sinais de que está perdendo fôlego, e a causa mais comum apontada por especialistas para esse problema está mais embaixo: na crise do ensino médio. Dados tabulados pelo GLOBO na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, mostram que, de 2006 a 2011, o número de alunos em cursos de graduação cresceu somente 15%, ou 822 mil estudantes a mais. Nos cinco anos anteriores, de 2001 a 2006, essa variação havia sido de 56%, ou 1,9 milhão a mais. Como resultado desse crescimento menor, o percentual de jovens de 18 a 24 anos estudando no ensino superior em 2011 foi de 14,6%, apenas 0,2 ponto a mais em relação a 2009. A meta do governo no Plano Nacional de Educação é chegar a 33% em 2020.
Globo Online
 
· Cresce o índice de jovens de 15 a 24 anos desocupados, diz Ipea
Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Aplicadas (Ipea), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011, mostra que a porcentagem de jovens de 15 a 24 anos fora do mercado de trabalho cresceu em relação a 2009 tanto para homens quanto para mulheres.
G1
 

     Notícias Gerais
 
· Procurador quer bloquear site que vende diplomas
O Ministério Público Federal instaurou um procedimento de investigação criminal sobre a venda de diplomas de instituições de ensino superior de todo o país pela internet. A iniciativa foi do procurador da República Thiago Lacerda Nobre, que atua no município de Jales, no noroeste do Estado de São Paulo, a 590 quilômetros da capital.
Globo Online
Veja também:
Fraude: diploma de médico sai por R$ 1.220 (Globo Online)
 
· Universidade Estácio é condenada a pagar R$ 7 mil por não entregar diploma à aluna
A Universidade Estácio foi condenada a pagar R$ 7 mil de indenização, a título de danos morais, por não entregar o diploma de graduação a uma ex-aluna. A decisão é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que manteve a sentença de primeiro grau.
Uol
 
· Auditoria vê fraude em contrato do MEC
Uma investigação conduzida por auditores do Tribunal de Contas da União encontrou indícios de fraude numa licitação aberta na gestão de Fernando Haddad no MEC (Ministério da Educação) para reforçar a área de informática e aumentar a segurança do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Folha de São Paulo
Veja também:
PF investiga irregularidades em licitação do Enem (Veja Online)
 
· Site gratuito de ensino de idiomas aposta no Brasil
O Duolingo, site que oferece cursos de línguas gratuitos na internet em troca de mão de obra para traduções coletivas, acaba de fincar o pé no Brasil.
Folha de São Paulo
 
· CE: Diretores pedem a traficantes que evitem conflitos
(...) A reportagem visitou três colégios municipais e três estaduais. As unidades foram apontadas pelo sindicato dos professores municipais, o Sindiute, e dos estaduais, o Apeoc, entre aquelas localizadas em zonas vulneráveis da Capital. O presidente da Apeoc, Anízio Melo, estima que 20% das escolas passam por conflitos mais graves. “É uma realidade tão difícil que a gente precisa apelar para esses jovens criminosos. Não temos opção”, releva a diretora de uma escola municipal.
O Povo
 
· De volta à moda, arma de brinquedo não deve preocupar os pais
Os lançadores de projéteis e dardos de espuma são a nova onda dos meninos. Mas não se preocupe se seu filho pedir uma dessas armas de presente -- VEJA desta semana revela que elas não transformam crianças em bandidos potenciais, ao contrário
Veja Online
 
· EUA: Remédios são usados para melhorar rendimento de alunos pobres nos EUA
Na falta de recursos para outros tratamentos, crianças com déficit de atenção e dificuldades de aprendizagem são medicadas
Quando o médico Michael Anderson fica sabendo que seus pacientes de baixa renda estão tendo dificuldades na escola, geralmente lhes prescreve um poderoso remédio. São pílulas que aumentam o foco e impulsionam o controle em crianças com déficit de atenção e hiperatividade. Embora o déficit de atenção seja o diagnóstico que Anderson faz, ele chama a desordem de "uma desculpa" para prescrever os remédios para tratar o que considera o verdadeiro problema destas crianças - o mau desempenho acadêmico nas escolas.
iG
 
· Milhares de estudantes pedem educação de qualidade na Itália
Dezenas de milhares de estudantes universitários e do ensino secundário saíram às ruas nesta sexta-feira em 90 cidades italianas para pedir uma "educação de qualidade" e para "defender seu futuro". Os estudantes exigem a redução dos custos do ensino universitário e mais recursos financeiros para o programa europeu de bolsas Erasmus.
Terra
 

     Ensino Superior
 
· ‘Tendência na universidade é modular conhecimento’
Sabe aquela aula teórica, densa, de mais de uma hora que a universidade costuma dar? O professor pode ser a maior autoridade no assunto, o auditório pode estar lotado por centenas de pessoas interessadas, mas pode apostar: algumas dezenas de alunos estarão navegando pela internet em seus laptops, outro tanto estará nas redes sociais a partir dos seus celulares. A solução para essa situação, defende o professor Shigehisa Kuriyama, professor do departamento de história da ciência em Harvard, passa pela modulização do conhecimento.
Porvir
 
· Estudantes sem visto pedem ajuda para universidades
Os estudantes universitários que não estão conseguindo obter o visto para fazer intercâmbio de trabalho e férias nos Estados Unidos buscam apoio das instituições de ensino para sensibilizar a embaixada americana. O visto foi negado porque a temporada de trabalho de verão que cerca de 300 estudantes fariam no exterior - de dezembro deste ano a fevereiro de 2013 - coincidirá com o período de reposição das aulas perdidas por causa da greve das federais.
iG
 
· Rede social Passei Direto deseja chegar a 80% dos universitários
Um portal que reúne as universidades, seus cursos e cada uma das disciplinas oferecidas, com a capacidade de compartilhar textos e imagens e trocar mensagens com os colegas da faculdade.
Essa é a proposta do Passei Direto, site que passou por um período embrionário na PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e foi aberto para o público no dia 15 de agosto.
Folha de São Paulo
 
· Ascensão ou guinada?
Pesquisa da consultoria britânica QS Intelligence Unit feita em 42 países aponta que 43,6% dos candidatos a um MBA esperam que o curso os ajudem a mudar a carreira.
O levantamento indica que quase 35% dos profissionais almejam aumento de salário e cerca de 30% querem usar o conhecimento de gestão para abrir um negócio próprio.
Folha de São Paulo
Veja também, na Folha de São Paulo:
O que as empresas querem
Buena onda
Cursos customizados
Curso de MBA à distância explode nos Estados Unidos
Quanto custa um MBA
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2012 Rede Católica de Educação.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog