terça-feira, 16 de outubro de 2012

Educação: Notícias 16/10


Resumo do dia
Lei de Cotas é regulamentada e portaria esclarece a aplicação.
Supremo dos EUA se divide em caso contra ação afirmativa em universidade.
Brasil reduzirá analfabetismo em adultos para 5% em 2015.
Ministério da Educação vai lançar Inglês sem Fronteiras ainda este ano.
 

     Destaque: dia do Professor

     Sugestão
 
· 12 ferramentas de apoio ao professor
Para ajudar os professores interessados nos novos recursos disponíveis pela web, o Porvir organizou uma lista com 12 ferramentas em português e inglês de apoio à prática da sala de aula.
Porvir
 

     Inclusão
 
· Lei de Cotas é regulamentada e portaria esclarece a aplicação
Foram publicados no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15, o decreto que regulamenta a Lei de Cotas e a portaria normativa do Ministério da Educação com informações complementares sobre a nova legislação. Durante evento no MEC, o ministro Aloizio Mercadante apresentou ambos os documentos à imprensa. “Estamos abrindo as portas das melhores universidades do país por meio do sistema de cotas”, comemorou.
MEC
Veja também:
Universidades federais reservarão metade das vagas para alunos de escolas públicas (Jornal da Globo)
MEC flexibiliza Lei das Cotas, mas índio terá ‘subcota’ (O Estado de São Paulo)
Dilma: Lei de Cotas contribui para saldar dívida do Brasil com jovens pobres (Agência Brasil)
Lei de Cotas é estímulo para alunos estudarem mais, diz Mercadante (Agência Brasil)
Federais terão que garantir opção de cotas até para quem já está inscrito no vestibular 2013 (Uol)
Adoção de cotas sociais divide alunos da Universidade de Brasília (Agência Brasil)
Cotistas terão programa de assistência e apoio pedagógico (iG)
MEC vai propor tutoria e cursos de nivelamento para cotistas (Globo Online)
Reitor da UFC propõe 12,5% (O Povo)
Declaração pessoal sobre cor será único critério para cotas (Folha de São Paulo)
Artigo: O lugar da cota (Folha de São Paulo)
 
· USP pede cancelamento de audiência sobre cotas, dizem ONGs
O desembargador Marrey Uint, da 3.ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, cancelou audiência de conciliação entre a universidade e entidades do movimento negro para discutir a adoção de cotas raciais no vestibular da Fuvest. O encontro estava marcado para a tarde desta terça-feira, 16, no Palácio da Justiça, centro da capital.
O Estado de São Paulo
 
· Supremo dos EUA se divide em caso contra ação afirmativa em universidade
A Suprema Corte dos Estados Unidos se mostrou dividida na primeira audiência do caso de Abigail Noel Fisher, uma jovem branca que processou a Universidade do Texas por não admiti-la como aluna em função de ações afirmativas. Durante a apresentação dos argumentos na semana passada, os juízes de tendência progressista ratificaram seu apoio às ações afirmativas para garantir a diversidade racial nas universidades. Entretanto, os magistrados conservadores questionaram o programa da instituição, que usa a etnia, entre outros aspectos, como critério de admissão de um quarto de seus alunos e questionaram o quanto equivale a "massa crítica" necessária de estudantes de minorias para garantir a diversidade.
iG
 

     Professores e Funcionários
 
· Exercício de respiração é medida preventiva para professores não perderem a voz, aponta estudo
A fonoaudióloga Raquel Aparecida Pizolato desenvolveu e testou um Programa de Saúde Vocal voltado para professores, especialmente da rede pública. A iniciativa, de caráter educativo, consiste em oferecer palestras com orientações e medidas preventivas que podem melhorar e evitar o desgaste da voz.
Uol
 

     Estatísticas e Pesquisas
 
· Unesco: Brasil reduzirá analfabetismo em adultos para 5% em 2015
A Unesco afirmou em sua edição anual do relatório "Educação para Todos" publicado nesta segunda-feira que o Brasil reduzirá sua taxa de analfabetismo em adultos para 5% em 2015 se continuar com a projeção atual.
Terra
 
· Nível socioeconômico influencia nota de escola no Enem
A renda familiar, a escolaridade dos pais e outros fatores socioeconômicos explicam 80% da média das escolas com mais de 10 alunos prestando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os outros 20% podem ser creditados ao mérito da própria escola. Esses resultados foram obtidos pelo pesquisador Rodrigo Travitzki ao analisar dados do Enem dos anos 2009 e 2010 para sua pesquisa de doutorado. O objetivo do estudo era saber até que ponto o ranking de escolas do Enem tem validade como indicador de qualidade escolar.
Aprendiz
 
· Ranking de melhores MBAs executivos tem 2 no Brasil
Dois cursos presentes no Brasil estão na edição 2012 do ranking do Financial Times dos 100 melhores MBAs executivos do planeta. O OneMBA, administrado no Brasil (o curso está presente em cinco países) pela Fundação Getúlio Vargas, e a Fundação Instituto de Administração (FIA), ambos em São Paulo, aparecem nas posições 24 e 85, respectivamente.
Terra
 

     Notícias Gerais
 
· Autores de ação contra Monteiro Lobato recorrem contra família em julgamento
Recurso apresentado ao STF diz que herdeiros do autor admitidos para defender a obra no processo não são os “únicos” e, por isso, não podem participar do processo
Os autores da ação contra o livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, apresentaram mais um pedido de reconsideração no Supremo Tribunal Federal (STF) . Responsável pelo julgamento do mandado de segurança nº 30952, que contesta o uso da obras nas escolas, o ministro Luiz Fux aprovou a participação da neta do autor Joyce Campos Korhnbluh e seu marido, Jerzi Mateusz Kornbluh, como assistentes no processo.
iG
 
· SP: confusão com câmeras leva alunos a propor grêmio estudantil
Recentemente uma medida adotada pelo Colégio Rio Branco, em São Paulo, provocou polêmica dentro e fora do ambiente escolar. A instalação de câmeras de vigilância nas salas de aula gerou revolta em alguns estudantes e provocou debates entre pais e educadores. Se não há consenso entre as partes, ao menos um fruto positivo deverá ser colhido: alunos sugeriram a criação de um grêmio estudantil na instituição, para fazer a mediação entre a comunidade docente e seus pupilos.
Terra
 
· Escola em Nova York formou oito ganhadores do Nobel de ciência
Com suas portas verdes e corredores marrons, a Bronx High School of Science se parece com muitas outras escolas de Nova York. Mas as aparências enganam. Essa escola secundária é uma verdadeira fábrica de ganhadores do prêmio Nobel de Ciência. Nenhuma outra escola nos Estados Unidos – e provavelmente em todo o mundo – conseguiu feito igual. Desde 1972, oito alunos da instituição receberam um Nobel de física ou química.
iG
 

     Ensino Superior
 
· BandTec premia alunos com viagem ao Vale do Silício
Formandos da faculdade de tecnologia de São Paulo visitaram empresas como o Google e universidades como Stanford
Você já viu uma faculdade brasileira premiar seus melhores alunos com uma viagem ao Exterior? Pois foi exatamente isso que fez a BandTec, faculdade de tecnologia do mesmo grupo do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.
Olhar Digital
 
· Ministério da Educação vai lançar Inglês sem Fronteiras ainda este ano
Até o fim do ano, o Ministério da Educação vai lançar um programa para melhorar a proficiência dos estudantes brasileiros na língua inglesa. Batizado de Inglês sem Fronteiras, o projeto pretende auxiliar 160 mil estudantes a fazer testes de proficiência na língua. Os que tiverem melhor desempenho ganharão cursos presenciais e, os demais, cursos semipresenciais.
iG
 
· Pós-graduação em física no Brasil tem nível internacional
Dos 53 programas de pós-graduação em física reconhecidos no país, 26% têm nível de excelência internacional. Com conceitos máximos pontuados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), não há nenhuma outra área de conhecimento com porcentual e abrangência geográfica tão amplos.
Veja Online
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2012 Rede Católica de Educação.
Todos os direitos reservados.
 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog