quinta-feira, 18 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO: Notícias 18/10


Resumo do dia
A escola precisa de mais disciplinas?
Presença de ensino privado cresce na classe média.
Dirigentes apontam dificuldades para instituições com lei das cotas.
 

     Sugestão
 
· Site mostra como trabalhar a cultura digital na educação
Materiais produzidos por educadores de três escolas públicas de Pernambuco, Tocantins e Ceará estão sendo disponibilizados em um site para ajudar outros professores do ensino fundamental e médio a trabalharem a cultura digital em sala de aula. O recém lançado portal Telinha na Escola quer estimular educadores e alunos a experimentarem as novas tecnologias de uma forma criativa e que transforme os processos de aprendizagem.
Porvir
 
· Para contar estrelas…
Quantas estrelas você enxerga no céu? Com o crescimento das cidades e o aumento da poluição é cada vez mais difícil ter uma boa visão de estrelas e de outros corpos celestes, não é mesmo? Para driblar essa dificuldade você pode usar o Stellarium (http://www.stellarium.org/pt/), mesmo software que o professor Felipe Bandoni de Oliveira – recém-eleito Educador do Ano 2012 no Prêmio Victor Civita – utilizou com seus alunos.
Nova Escola
 

     Pedagogia e Experiências
 
· A escola precisa de mais disciplinas?
(...) Alterações no currículo não deveriam partir dos parlamentares, mas sim do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE), em conjunto com as redes de ensino, por meio da revisão dos PCNs. (...)
Na prática, no entanto, todo parlamentar pode propor projetos que alterem a LDB e incluam nela novas disciplinas obrigatórias, desconectadas de uma proposta curricular consistente. É necessário rever esses mecanismos de modo a aumentar a participação do MEC, do CNE e dos educadores no debate.
Nova Escola
 
· Smartphones aumentam nota de alunos de baixa renda
Enquanto uma pesquisa divulgada hoje pela consultoria Strategy Analytics diz que no mundo já existem mais de 1 bilhão de usuário de smartphones, dentro de sala de aula, eles nem sempre são bem-vindos. Se, por um lado, cada celular esconde um universo de distrações, como videogames, redes sociais e programas de mensagem instantânea, por outro, estudos têm mostrado que as tecnologias móveis são capazes de ajudar os alunos a terem melhores experiências de aprendizado e, consequentemente, terem melhores resultados nas provas. É o que mostram os resultados do K-Nect, que levou smartphones a alunos de baixa renda de várias escolas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Porvir
 
· Fundamental 2: uma etapa esquecida
(...) Deixada de lado pelos estudiosos da área, essa fase da escolarização enfrenta hoje uma série de desafios na tentativa de encontrar uma identidade própria, capaz de atender de maneira eficiente o aluno que está deixando de ser criança, mas ainda está muito longe da idade adulta. Como mostra a pesquisa da Fundação Victor Civita (FVC) Anos Finais do Ensino Fundamental: Aproximando-se da Configuração Atual, realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC), "não se produziram estudos nem sobre a especificidade dessa fase de ensino na escola nem sobre como essas transições afetam meninos e meninas"
Nova Escola
 
· Com foco no Brasil, startup oferece aulas de inglês pelo 'Hangout'
Os americanos Benjamin Lowenstein e Lee Jacobs têm o Brasil como o alvo principal de sua ideia: a Colingo, uma plataforma virtual para aprendizado de inglês por meio de aulas de vídeo. O serviço, que por enquanto é gratuito, usa o Hangout, do Google, para criar videoconferências entre alunos e professores –as aulas são gravadas e disponibilizadas no YouTube. A partir desta quarta-feira (17), as aulas de inglês acontecerão 24 horas por dia em todos os dias da semana.
G1
 
· A formação de uma biblioteca digital
Os cuidados para reunir os arquivos e formar um acervo útil para alunos e professores
Textos, fotos, vídeos, jogos, músicas... Depois de um tempo, os computadores do laboratório de informática ficam lotados de materiais que acabam na lixeira. Mesmo que a equipe use bibliotecas online, nada impede a formação de um acervo digital na própria escola. "É uma ferramenta eficiente na integração de tecnologias de informação e de comunicação e abre espaço para a atuação de professores e alunos", diz Nanci Folena Pereira Sousa, do Laboratório de Informática e Educação Tecnológica da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Nova Escola
 
· Artigo: Games querem reconhecimento da escola
Alexandre Le Voci Sayad
(...) O relatório recente “Horizon Report on Education”, feito por um consórcio de empresas, mapeou como o universo dos games vem se relacionando com a educação formal nos Estados Unidos. Pelas conclusões obtidas, o game é a nova “televisão”, que busca espaço dentro da escola.
O Estado de São Paulo
 
· Artigo: A tecnologia nas escolas precisa ser avaliada
ÂNGELO OLIVEIRA - Especialista em tecnologias educacionais da A-MIGO Technologies
"Um dos principais desafios para a utilização de tecnologias na Educação é a falta de indicadores que ofereçam critérios claros e informações objetivas a respeito da sua eficiência em sala de aula", afirma Ângelo Oliveira
Todos pela Educação
 

     Escola Particular
 
· Presença de ensino privado cresce na classe média, afirma estudo
"Apesar dessas disparidades, a presença do ensino privado tem crescido muito na nova classe média", segundo Castro. Cerca de 41,6% dos jovens entre 18 e 29 anos frequentam instituições de ensino particular.
Os resultados evidenciam que os serviços privados nas áreas de saúde e educação começam a competir com os públicos, diz.
Folha.com
 
· Inadimplência volta a subir no ensino superior
Depois de dois anos em queda, a inadimplência no ensino superior voltou a subir. O número de mensalidades com atraso de mais de 90 dias cresceu 7,9% no primeiro semestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2011 no Brasil. Se for considerado apenas o Estado de São Paulo, o crescimento foi menor: 6,5%.
Uol
 

     Escola Pública
 
· O quase-mercado escolar
A pesquisa Processos velados de seleção e evitação de alunos em escolas públicas, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), indica que escolas de "boa reputação" conseguem, por meio de práticas veladas, selecionar os alunos que entram e, principalmente, que vão permanecer na unidade, como mostra a reportagem "Em busca dos melhores".
Educação
 
· Campanha Nacional pelo Direito à Educação e MEC vão criar grupo de trabalho para discutir Custo Aluno Qualidade Inicial
(...) Durante a reunião, que teve duração de duas horas, Mercadante se comprometeu a formar um grupo de trabalho entre o MEC (Ministério da Educação) e a Campanha, para debater o CAQi (Custo Aluno Qualidade Inicial), estudo inédito elaborado pela Campanha, que aponta quanto deve ser investido por aluno ao ano de cada etapa da educação básica, para se atingir um padrão mínimo de qualidade na educação pública.
Aprendiz
 

     Inclusão
 
· Dirigentes apontam dificuldades para instituições com lei das cotas
Representantes de 59 instituições federais de ensino superior alegam que hoje há um déficit de R$ 1,5 bilhão e que a partir de 2013, com as cotas, vai aumentar em mais R$ 500 milhões.
JN
 
· Conheça os rostos por trás das Cotas
Qual o perfil e o que pensam estudantes de escolas públicas que estarão entre os principais beneficiários da reserva de vagas nas federais
Estado de Minas
 
· UFMG reserva 12,5% das vagas do vestibular 2013 para cotas
O reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Clélio Campolina, anunciou na tarde desta quarta-feira (17), em entrevista coletiva, que a instituição começa a adotar já no próximo vestibular a Lei de Cotas – sancionada pela presidente Dilma Rousseff em agosto deste ano. Dessa forma, a universidade vai reservar 12,5% das vagas para cotas na seleção de 2013. Do total de 6.670 vagas, 862 serão destinadas ao sistema, distribuídas entre três critérios: cor, rede de ensino e renda familiar.
G1
 
· Paraolimpíadas Escolares serão disputadas por 1,2 mil jovens de todo Brasil
Foram abertas na noite desta terça (16) as Paraolimpíadas Escolares que serão disputadas por 1,2 mil jovens de 24 Estados e do Distrito Federal. A competição ocorre desde 2009 e neste ano será realizada na capital paulista. A maior delegação é a de São Paulo, com 135 atletas, seguida pela do Rio de Janeiro (121 atletas) e de Santa Catarina (104 atletas).
Uol
 

     Políticas Públicas, Leis e Projetos
 
· Projeto que aprofunda integração educacional do Mercosul é aprovado na Câmara
A Câmara aprovou hoje (17) projeto de decreto legislativo que habilita os ministros da Educação dos países signatários a alterarem o Protocolo de Integração Educativa, principalmente na adequação curricular. A iniciativa é o primeiro passo para acelerar o processo de integração educacional dos países do Mercosul.
Agência Brasil
 

     Estatísticas e Pesquisas
 
 
· Metade dos chefes de família não tem o ensino fundamental, aponta IBGE
Um pouco mais da metade (50,8%) dos chefes de família no Brasil não tem instrução ou possui somente o ensino fundamental incompleto. O dado faz parte do Censo Demográfico 2010, divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
G1
 

     Notícias Gerais
 
· Machado de Assis tipo exportação
(...) Não faltam exemplos de que o país está cada vez mais atraindo interesse internacional. E para difundir a cultura brasileira para um mercado externo ávido por informações sobre o Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional acaba de lançar a revista Machado de Assis, com textos de grandes nomes da literatura traduzidos para o inglês e para o espanhol.
Porvir
 
· Colégios de elite de SP reagem a campanha do Objetivo
Colégios de elite de São Paulo lançaram uma ofensiva contra a campanha publicitária do Sistema Objetivo, apoiada no Colégio Integrado, líder do ranking do Enem. A iniciativa mais incisiva delas partiu do Etapa, que espalhou cartazes em suas unidades nos quais levanta questionamentos éticos sobre a utilização das notas do Enem para atrair estudantes. O Bandeirantes também criticou os anúncios. Vértice, Santa Cruz e Albert Sabin adotaram postura cautelosa e disseram prezar por "transparência" na comunicação com a sociedade.
O Estado de São Paulo
 
· Presidente da França quer proibir escola de passar dever de casa
François Hollande, presidente da França, disse em seu último anúncio sobre a educação no país que pretende banir escolas de passarem dever de casa às crianças como parte de uma série de reformas para revisar o sistema educacional francês. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o governo afirma que é injusto que algumas crianças tenham a ajuda dos pais em casa enquanto as que vêm de famílias "sem vantagens", não recebem auxílio.
Terra
 
· Espanha: milhares de estudantes protestam contra cortes na educação
Munidos de cartazes nos quais reclamam "uma escola pública para todos", milhares de estudantes de segundo e terceiro grau tomaram nesta quarta-feira as ruas de Madri e de outras cidades espanholas para protestar contra os cortes na educação.
Terra
 

     Eventos
 
· Encontro discute política pública para integrar cultura e educação
Um encontro chamado Pesquisa-Ação, que ocorre nesta quarta e quinta na capital fluminense com cerca de 80 representantes de museus, bibliotecas, pontos de Cultura, educadores, professores, estudantes, artistas e lideranças comunitárias da Região Sudeste, vai debater as dificuldades e apresentar propostas de articulação entre a cultura e a educação.
Terra
 

     Ensino Superior
 
· Justiça proíbe cobrança de taxas em cursos de pós da Federal de Uberlândia
Uma liminar concedida pela Justiça Federal determinou que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Fundação de Apoio Universitário (FAU) estão proibidas de cobrar qualquer taxa de matrícula ou mensalidade nos cursos de pós-graduação lato sensu. A medida também prevê que todos esses cursos devem ser fiscalizados pela União e que a eles sejam negados autorização, reconhecimento e credenciamento.
iG
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2012 Rede Católica de Educação.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog