segunda-feira, 22 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO: notícias em 19/10


Resumo do dia
Ministro pede propostas a secretários para mudar ensino médio já em 2013.
Nível socioeconômico influencia nota de escola no Enem.
Ensino Superior: Aumento de matrículas em instituições públicas é de 7,9%.
 

     Pedagogia e Experiências
 
· Ministro pede propostas a secretários para mudar ensino médio já em 2013
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pediu para que os secretários estaduais de educação façam um esforço para, o mais breve possível, definir suas propostas de mudanças para melhorar o ensino médio. A solicitação foi feita na abertura do III Encontro Ordinário do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)
MEC
Veja também:
Para Mercadante, mudar ensino médio será "difícil", pois maioria das escolas são estaduais (Uol)
 
· Artigo: A cultura do “e” no lugar da cultura do “ou”
CARLA MAYUMI, se considera uma ativista da educação. Também é mãe, empreendedora, blogueira, faz parte de um coletivo de tricô.
(...) Gosto de pensar que a questão não é sair da caixa e sim considerar “múltiplas caixas”. Simpatizo com esse conceito porque o fora da caixa pressupõe a subversão, algo que indica um comportamento ou visão fora do normal, fora do sistema. Já as múltiplas caixas falam sobre combinar ideias de universos diferentes, abrir-se ao que é diverso mas que pode ser complementar. Sem necessariamente fugir de caixa alguma. Estamos aprendendo a observar as combinações inusitadas e ver que dali pode sair algo novo de verdade e, portanto, criativo.
Porvir
 

     Escola Pública
 
· Educação integral conta com a contribuição de universidades
Buscando debater o papel da universidade no desenvolvimento da educação integral, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação promoveu de 16 a 18 de outubro reunião técnica com as universidades parceiras. O encontro Programa Mais Educação: Construindo a política da educação integral no Brasil contou com a presença de 30 instituições federais de ensino superior em Brasília.
MEC
 
· Desempenho de professores da rede estadual do Rio será monitorado
Banco Mundial vai capacitar funcionários da Secretaria de Educação para fazer a avaliação. Sepe já critica a medida
Cerca de cem escolas da rede pública estadual do Rio deverão receber em novembro a visita de coordenadores pedagógicos da Secretaria Estadual de Educação treinados pelo Banco Mundial para dar início a um projeto-piloto que visa a medir a eficiência dos professores em sala de aula. O estudo, que já foi feito em outras mil escolas de Minas Gerais, Pernambuco e do município do Rio, deverá dar ao secretário Wilson Risolia um mapa sobre onde atuam os melhores mestres do estado.
Globo Online
 

     Inclusão
 
· Universitário com surdez fica sem intérprete e colegas fazem greve
Alunos do 4º período do curso de história da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) se solidarizaram com a causa de um colega com deficiência auditiva e decidiram entrar em greve na noite da última terça-feira (16). Segundo os estudantes, desde o dia 28 de setembro, Rodrigo Nascimento Guedes, de 21 anos, está sem acompanhar as aulas por falta de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
G1
 
 

     Estatísticas e Pesquisas
 
· Nível socioeconômico influencia nota de escola no Enem, aponta estudo da USP
Para pesquisador, ranking atual serve mais para as elites do que para o governo e a sociedade
A renda familiar, a escolaridade dos pais e outros fatores socioeconômicos explicam 80% da média das escolas com mais de 10 alunos prestando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os outros 20% podem ser creditados ao mérito da própria escola. Esses resultados foram obtidos pelo pesquisador Rodrigo Travitzki ao analisar dados do Enem dos anos 2009 e 2010 para sua pesquisa de doutorado. O objetivo do estudo era saber até que ponto o ranking de escolas do Enem tem validade como indicador de qualidade escolar.
O Estado de São Paulo
 
· Aumento de matrículas em instituições públicas é de 7,9%
Em um ano, houve aumento de 5,7% no total de matrículas de graduação do ensino superior brasileiro. O maior impulso se deu em instituições públicas, onde houve crescimento de 7,9%. Já nas instituições privadas, o aumento foi de 4,8%. Atualmente, há 6.739.689 pessoas matriculadas em cursos de graduação no ensino superior do país. Deste total, 1.032.936 estão em instituições federais.
MEC
 

     Notícias Gerais
 
· Artigo: Quer virar um cientista? Que tal agora agora mesmo?
Newton Campos
(...) Como estudar e comparar fotos de mais de 1 milhão de galáxias?!? Pedindo ajuda a pessoas como eu ou você, pela internet… Os sites do Prof. Smith promovem o crowdsourcing* no apoio à exploração científica. Cada um de nós pode ajudar um pouquinho, fazendo uma pequena parte deste trabalho “de formiguinha” ao estudarmos estas fotos na procura de achados científicos que os computadores ainda não podem fazer.
O Estado de São Paulo
 
· Milhares protestam nas ruas contra cortes na educação na Espanha
Milhares de pais, professores e alunos se manifestaram nesta quinta-feira (18) em Madri contra os cortes na educação, feitos pelo governo espanhol, segundo uma dura política de austeridade para reduzir o déficit público.
G1
 

     Eventos
 
· Programas para a formação do professor são atração em feira
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com estande no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento prossegue até 21 de outubro, com o tema economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza.
MEC
 

     Ensino Superior
 
· MEC divulga regras de avaliação da qualidade do ensino superior
(...) De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, as universidades, faculdades, institutos e centros universitários que oferecem cursos de ensino superior já podem acessar e retificar os dados coletados para o cálculo dos indicadores. A confirmação deve ser feita pela internet até o dia 29, e o resultado final da avaliação será divulgado ao público geral em 5 de dezembro.
O Estado de São Paulo
 
· DCE da USP realiza plebiscito sobre democracia na universidade
Entre 22 e 26 de outubro, o Diretório Central de Estudantes da USP vai promover um plebiscito sobre a estrutura de poder na universidade. Segundo Pedro Serrano, aluno de ciências sociais e membro da atual gestão do DCE, a consulta funcionará como uma demonstração de força para a Reitoria, que vem discutindo alterações nas eleições para reitor e diretores de unidades. “Querem fazer mudanças no estatuto da universidade com discussões restritas ao Conselho Universitário (CO), sem fazer um debate com a comunidade universitária”.
O Estado de São Paulo
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2012 Rede Católica de Educação.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog