quarta-feira, 7 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO: notícias em 07 de novembro


 Resumo do dia
Câmara aprova projeto do Senado que não obriga uso dos royalties do petróleo em educação.
MEC atualiza regras do Sisu para adequação à Lei de Cotas.
Curso técnico é mais valorizado no mercado de trabalho.
Estudo do Ipea mostra que 60% dos universitários trabalham.
 

     Sugestão
 
· Novo portal apresenta dados sobre qualidade da educação no País
Site mostra informações detalhadas da Prova Brasil e do Censo Escolar de escolas, municípios, Estados e do País
Qual o percentual de estudantes aprendeu o adequado em português até o quinto ano do ensino fundamental em sua cidade? O aprendizado em seu Estado é acima da média do País? Quantos alunos aprenderam o esperado em matemática para o 9º ano em sua escola? Essas e outras perguntas sobre a qualidade da educação no Brasil podem ser respondidas a partir da consulta ao portal QEdu , lançado nesta terça-feira, dia 6 de novembro, pela a Fundação Lemann e a startup Meritt Informação Educacional.
iG
 

     Pedagogia e Experiências
 
· Artigo: Educação 3.0
Jim G. Lengel, professor no Hunther College, na Universidade de Nova York. É autor do livro 'Educação 3.0'.
(...) Agora, vamos levar a nossa câmera para dentro das escolas de hoje em dia para ver se a educação mudou para encontrar a nova economia. O que nós vemos? Estudantes em grandes grupos, utilizando papel e lápis como ferramentas. Todos eles fazendo a mesma coisa e ao mesmo tempo. Eles aproveitam as poucas conexões com o mundo exterior. E são supervisionados de perto. Eles fazem as mesmas coisas durante todo o dia. Não conversam entre si. Não são felizes. O que está errado?
A educação não evoluiu para acompanhar as necessidades do mundo ao seu redor.
O Estado de São Paulo
 
· 10 mitos e verdades na educação brasileira
Será que os professores brasileiros dão aula em várias escolas ao mesmo tempo? Será que os alunos sabem mais português que matemática? O Porvir listou dez verdades em que as pessoas costumam acreditar quando se trata de educação e decidiu classificá-las como mito ou verdade.
Porvir
 

     Escola Pública
 
· Escola de cidade do Distrito Federal implanta chip em uniforme de alunos
Uma escola pública de Samambaia, a 40 km de Brasília, está instalando chips nos uniformes dos alunos para testar uma nova forma de controlar a frequência. Ao passar pelo portão, o nome do estudante fica registrado no computador. Além de acabar com a tradicional chamada na sala de aula, o sistema ainda manda uma mensagem para o celular dos pais avisando se o filho entrou ou saiu do colégio.
Jornal Hoje
 
· Rocinha terá ginásio para novas tecnologias educacionais
A Favela da Rocinha, na zona sul carioca, vai receber no próximo ano letivo, em 2013, o primeiro Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (Gente) da Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro. A unidade piloto funcionará na Escola Municipal André Urani e terá capacidade para atender 210 alunos do 7º ao 9º anos.
Terra
 

     Inclusão
 
· MEC atualiza regras do Sisu para adequação à Lei de Cotas
O Ministério da Educação (MEC) atualizou hoje (6) as regras do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), usado por instituições de ensino superior públicas para ingresso de novos alunos. As principais mudanças das regras servem para que o sistema se adeque à Lei de Cotas que estabeleceu reserva de vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas e aos alunos de famílias de baixa renda.
Agência Brasil
 
· USP pede cancelamento de audiência sobre cotas, dizem ONGs
Encontro com entidades do movimento negro estava marcada para esta 3ª-feira
O desembargador Marrey Uint, da 3.ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, cancelou audiência de conciliação entre a universidade e entidades do movimento negro para discutir a adoção de cotas raciais no vestibular da Fuvest. O encontro estava marcado para a tarde desta terça-feira, 16, no Palácio da Justiça, centro da capital.
O Estado de São Paulo
 
· Mais de 20% das vagas de 14 universidades federais serão destinadas a cotistas em 2013
Em ao menos 14 das 59 universidades federais, mais de 20% das vagas em 2013 serão reservadas a alunos cotistas. É isso o que mostra levantamento feito pelo UOL Vestibular com 21 universidades que já decidiram de que maneira se adequarão à Lei das Cotas.
Uol
 

     Técnico e Profissionalizante
 
· Curso técnico é mais valorizado no mercado de trabalho
Nos setores industriais, o número destes profissionais é maior que níveis como graduação e pós.
O profissional especializado em nível técnico é mais valorizado nos setores industriais em função das capacidades desenvolvidas em dois âmbitos fundamentais: o teórico e o prático.
G1
 

     Gestão Escolar
 
· Escola de Pernambuco ganha prêmio de gestão escolar
A escola estadual Tomé Francisco, localizada na cidade de Quixaba, no sertão de Pernambuco, venceu a 13ª edição do Prêmio Gestão Escolar como Escola Referência Brasil, pela excelência nas práticas de gerenciamento escolar. O prêmio foi divulgado nesta segunda-feira, em cerimônia em São Paulo. A escola recebeu R$ 30 mil para aplicar em melhorias.
Globo Online
 

     Políticas Públicas, Leis e Projetos
 
· Câmara aprova projeto do Senado que não obriga uso dos royalties do petróleo em educação
Os deputados federais aprovaram, na noite desta terça-feira (6), a íntegra do projeto aprovado no Senado sobre divisão dos royalties do petróleo, rejeitando o substitutivo do relator do assunto na Câmara dos Deputados, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), proposta defendida pelo governo federal. Agora, o projeto vai para sanção ou veto da presidente Dilma Rousseff.
Uol
Veja também:
Câmara aprova projeto que redistribui royalties do petróleo (JN)
Dilma vê com 'naturalidade' a derrota na votação dos royalties do petróleo (O Estado de São Paulo)
'País sai derrotado', diz especialista sobre veto a 100% dos royalties do petróleo para educação(O Estado de São Paulo)
Mercadante diz que repasse dos royalties para educação pode evitar aumento de impostos(Agência Brasil)
Para Fiesp, uso em educação elevaria PIB (Valor)
 

     Avaliações
 
· MEC divulga gabarito oficial do Enem 2012
O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite desta terça-feira o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As respostas das questões podem ser conferidas no link enem.inep.gov.br.
Terra
 
· Enem: Redação mobiliza mais de 5,6 mil corretores a partir da próxima semana
Os 4,1 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 4 últimos terão acesso ao espelho de correção digitalizado da redação, para fins pedagógicos, a partir de 15 de fevereiro do próximo ano. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do Enem, 5.683 profissionais farão a correção. O trabalho terá início na próxima semana.
MEC
Veja também:
Governo prevê que número de redações com 3 correções vai triplicar (iG)
 

     Estatísticas e Pesquisas
 
· Estudo do Ipea mostra que 60% dos universitários trabalham
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em duas cidades brasileiras mostrou que 58,3% dos jovens universitários conciliam trabalho e estudo. Desses, 52% declararam exercer atividade remunerada, enquanto 6,3% não recebem nada pelo trabalho. Do outro lado, 27,1% não trabalham e 13,3% afirmaram que estão à procura de emprego.
Veja Online
Veja também:
Trabalho leva universitários a procurar cursos noturnos na rede privada (Terra)
Universitário brasileiro estuda pouco fora da sala de aula (iG)
Universitários que trabalham estudam menos de 5h por semana em casa (Terra)
Alunos de universidades particulares estudam menos, diz Ipea (O Estado de São Paulo)
Ipea: 82,8% dos universitários estão satisfeitos com a graduação (Terra)
 

     Notícias Gerais
 
· Casa de aluna que criou "Diário de Classe" é apedrejada em Florianópolis; avó é atingida
A casa da estudante Isadora Faber, 13, no bairro do Santinho, região norte de Florianópolis, foi apedrejada na noite dessa segunda-feira (5), segundo a própria relatou na comunidade "Diário de Classe", no Facebook. De acordo com a estudante, sua avó, de 65 anos, foi atingida pelas pedras.
Uol
 
· Professores são proibidos de interagir com alunos na internet
(...) Em Nova York, o Departamento de Educação foi radical: publicou recentemente um guia de orientação voltado aos professores e que os proíbe de se comunicar com alunos em blog e redes sociais - vale para Facebook, Twitter, YouTube, Google+, Flickr e qualquer outro similar. Segundo o Social Media Guidelines, caso a utilização de um perfil online esteja ligada à realização de uma atividade pedagógica, é preciso criar uma conta profissional. Ainda assim, não se deve adicionar estudantes. O documento é apresentado como um guia que ajuda "funcionários e estudantes a utilizar as mídias sociais de uma maneira segura e responsável".
Terra
 

     Ensino Superior
 
· MEC altera prazo de reativação de bolsas suspensas do Prouni
O Ministério da Educação redefiniu os prazos para a reativação de bolsas suspensas do Programa Universidade para Todos (Prouni). Portaria publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (6), altera os procedimentos de manutenção das bolsas e amplia o prazo que os estudantes que, por algum motivo, precisem suspender a bolsa, têm para solicitar a reativação do benefício.
G1
 
· MP cobra igualdade de acesso em cursos a distância na UFRN
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública nesta terça-feira para cobrar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) isonomia na oferta de vagas. De acordo com o MPF, cursos a distância oferecidos pela instituição reservaram turmas exclusivas para servidores federais e empregados do Banco do Brasil, sem abrir espaço para o público em geral.
Terra
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2012 Rede Católica de Educação.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog