quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Acontecimentos sobre Educação do dia 04 de setembro, quarta-feira

Pedagogia e Experiências
 
· Aproveite o Twitter na sala de aula
Um levantamento feito anualmente por um centro internacional coloca o Twitter como a ferramenta digital mais utilizada para o aprendizado. A rede social funciona como um microblog: os usuários podem postar mensagens de até 140 caracteres. Na rede, é possível seguir amigos, conhecidos, especialistas, celebridades e acompanhar o que eles têm publicado também.
É provável que muitos dos seus alunos estejam na rede social e utilizá-la nas aulas pode ser uma boa maneira de engajá-los. Listamos aqui embaixo três possíveis maneiras de utilizá-la.
Nova Escola
 
· Virtudes: aprendizado para a vida
Método que valoriza a prática de valores no dia a dia foi apresentado a brasileiros pela primeira vez. Exemplo deve partir dos adultos
Trabalhar as virtudes com estudantes não contribui apenas com a formação de pessoas moralmente melhores; aumenta também as chances de sucesso na vida profissional e escolar. Essa é uma das defesas da educadora e escritora norte-americana Dara Feldman e um dos fundamentos que sustentam o Virtues Project (Projeto das Virtudes, em português), método reconhecido pelas Nações Unidas, endossado por dalai-lama e presente em 95 países. Dedicada à pesquisa das virtudes, Dara esteve no mês passado em Curitiba e apresentou o projeto que preside pela primeira vez aos brasileiros.
Gazeta do Povo
 

     Sugestão
 
· MEC disponibiliza mais de 60 títulos sobre educadores para download gratuito
O Ministério da Educação disponibilizou a Coleção Educadores para download gratuito.
A série conta com 62 livros, sendo 30 sobre pensadores brasileiros, 30 estrangeiros e dois manifestos: “Pioneiros da Educação Nova”, de 1932, e “Educadores”, de 1959.
Catraca Livre
 

     Escola Particular
 
· Empresas de educação buscam IPOs em meio à consolidação
O setor de educação no Brasil começa a ser um frequentador assíduo do mercado de capitais, tanto na bolsa de valores quanto em fusões e aquisições, em meio à expectativa de receber dezenas de bilhões de reais em investimentos públicos nos próximos anos.
A participação do segmento no pregão da Bovespa --que já conta com a Kroton, Anhanguera, Estácio e Abril Educação-- engordará nos próximos meses com a chegada da Ser Educacional, que atua nas regiões Norte e Nordeste, e da Anima Educação, grupo formado por instituições de São Paulo e Minas Gerais.
Exame
 
· Anima Educação contrata Itaú BBA, BofA e HSBC para IPO
A Anima Educação contratou os bancos Itaú BBA, Bank of America Merrill Lynch e HSBC para coordenarem sua oferta inicial de ações (IPO), conforme prospecto preliminar disponibilizado nesta terça-feira pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
(...) Atualmente, a empresa é dona dos centros universitários Una, UniBH e Unimonte, e de duas faculdades nas cidades de Betim e Contagem, em Minas Gerais.
Uol
Veja também:
Com IPO, Grupo Anima Educação mira aquisições (Época Negócios)
Gaec Educação se prepara para abrir o capital (Exame)
 

     Escola Pública
 
· Professor de multisseriada do campo terá curso de formação
Gestores das redes públicas de ensino de estados e municípios, que tenham escolas multisseriadas no campo ou quilombolas, têm prazo até 19 deste mês para aderir ao Escola da Terra. O programa do Ministério da Educação oferece formação continuada e gratuita a professores que trabalham nessas unidades de ensino.
MEC
 
· RJ: Lenha na fogueira da greve
Contratação de uma empresa para avaliar estudantes revolta professores do município
Em meio a uma greve de professores que já dura 27 dias e tem como principal impasse o reajuste salarial, a Secretaria Municipal de Educação (SME) contratou uma empresa particular por R$ 9,4 milhões para avaliar o desempenho em Português e Matemática de 342 mil estudantes das escolas da Prefeitura do Rio. O nome da vencedora do pregão eletrônico — Consulplan Consultoria e Planejamento em Administração — foi anunciado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Município.
O Dia
 

     Inclusão
 
· Quem se inscreveu pelo sistema de cotas terá concorrência maior na UFT
Os candidatos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que se inscreveram para o curso de Medicina vão enfrentar a maior concorrência do vestibular 2013/2 da instituição. O curso foi o mais procurado com 3795 inscritos, o que representa uma concorrência de 116,6 candidatos por vaga. Mas o candidato que se inscreveu pelo sistema de cotas vai ter um desafio ainda maior: superar 117 candidatos para conquistar uma vaga no curso, uma concorrência quase oito vezes maior que a registrada no mesmo curso pelo sistema de cotas no vestibular anterior, realizado em março deste ano.
G1
 
· SP: Escola particular cobra taxa ilegal para matricular criança com síndrome de down
Segundo instituição, valor seria empregado para a contratação de um funcionário adicional que acompanharia o garoto
Uma escola de educação infantil de São Paulo pediu à mãe de uma criança de dois anos, portadora da síndrome de down, o pagamento de um adicional na mensalidade para receber o menino. O valor seria utilizado na contratação de um profissional para acompanhar o menino durante o período em que estivesse na escola.
R7
 
· Pai cria software para filha e ajuda 2.000 pessoas
(...) Mas, mesmo com a paralisia cerebral, sua inteligência ficou intacta. É como se o corpo não obedecesse às ordens que o cérebro dá. Seu pai, o analista de sistemas Carlos Pereira, resolveu que poderia criar um método para conversar com ela. Nascia assim a ideia do Livox, ou Liberdade em Voz Alta, um sisteminha que já foi premiado pela ONU e hoje ajuda mais de 2.000 pessoas de todo o Brasil com disfunções na fala, deficiência visual, motora ou cognitiva.
Porvir
 

     Técnico e Profissionalizante
 
· Cidades paulistas têm centenas de vagas em vários municípios
Jovens e adultos que andam em busca de uma profissão encontram centenas de vagas em cursos técnicos em médias e grandes cidades do estado de São Paulo e em municípios das demais unidades da Federação. As vagas são para quem concluiu o ensino médio em escola pública ou foi bolsista em instituição particular. A formação, gratuita, é oferecida pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação. As inscrições podem ser feitas até 16 deste mês, pela internet.
MEC
 

     Políticas Públicas, Leis e Projetos
 
· Ministro da Educação negocia votação do PNE no Senado
O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, esteve no Senado hoje (4) negociando para que o Plano Nacional de Educação (PNE) seja votado o mais rápido possível. A matéria passou pela Câmara dos Deputados e atualmente depende de aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Educação (CE) do Senado.
EBC
 

     Professores e Funcionários
 
· Rio: sindicato vai recorrer da decisão que determinou suspensão de greve dos professores municipais
O Sindicato Estadual de Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe) entrará com recurso contra a liminar concedida na última segunda-feira (2) pelo desembargador Antônio Eduardo Duarte, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que determina a suspensão da greve da rede municipal. O sindicato informou que, até sexta-feira (6), entrará com o pedido no Tribunal de Justiça, por entender que a greve é um direito constitucional.
EBC
 
· TJ-RJ determina fim da greve dos professores do Estado
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou na noite de terça-feira o fim da greve dos professores da rede estadual em 24 horas. A decisão do desembargador Mário dos Santos Paulo, do Órgão Especial do TJ, determinar que, caso não cumpra a decisão, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) deverá pagar multa diária de R$ 300 mil.
Terra
Veja também:
RJ: professores em greve ocupam Secretaria de Estado de Educação (Terra)
Professores são retirados à força de prédio do governo pela PM do Rio (Uol)
 
· Estudantes protestam por fim da greve de professores no RS
Um grupo de estudantes fez um protesto na manhã desta quarta-feira na avenida Protásio Alves, em frente ao colégio estadual Rio Branco, em Porto Alegre. Os estudantes pediam o fim da greve dos professores do Estado, que começou no dia 23 de agosto.
Terra
 
· PR: Reajuste de 6,49% para professores é encaminhado pelo Governo
O governo encaminhou ontem à Assembleia Legislativa projeto que dispõe sobre o piso salarial dos Professores da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Paraná e estabelece a equiparação do salário inicial com os Agentes Profissionais (nível superior) do Quadro Próprio do Poder Executivo do Estado (QPPE). Segundo o líder do governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), a mensagem prevê reajuste de 6,49% retroativo a maio para o piso dos professores.
Bem Paraná
 

     Avaliações
 
· Questões do Enem ficarão em 'bunker' para evitar fraudes
A partir do próximo ano, as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão elaboradas numa espécie de caixa-forte montada na nova sede do Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame.
A intenção é que o espaço, com alta segurança e vigilância reforçada, ocupe um dos pavimentos do edifício.
Folha de São Paulo
 

     Estatísticas e Pesquisas
 
· FGV é a melhor brasileira em ranking de universidades que formam CEOs
Revista inglesa divulgou lista mundial de instituições formadoras de CEOs.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a universidade brasileira mais bem colocada em um ranking mundial das melhores instituições de ensino superior para quem quer se tornar um CEO das maiores empresas do planeta.
G1
Veja também:
Harvard forma 5% dos CEOs das 500 maiores empresas do planeta. Confira ranking com demais universidades (Veja Online)
Ranking universitário mostra onde estudaram as dez mulheres mais poderosas do mundo corporativo (Veja Online)
Ranking de universidades revela onde se formaram CEOs das maiores empresas do mundo (Veja Online)
 

     Notícias Gerais
 
· MPF pede que Fadisc e MEC recolham documentos de ex-alunos
MPF flagrou prontuários abandonados em prédio de São Carlos, SP.
O Ministério Público Federal (MPF), em São Carlos (SP), entrou com pedido na Justiça para que a Faculdades Integradas de São Carlos (Fadisc) e o Ministério da Educação (MEC) recolham e organizem documentos de ex-alunos e providenciem os diplomas que não tinham sido entregues. Os diretores da faculdade não foram encontrados para falar sobre o assunto.
G1
 

     Ensino Superior
 
· Reitores comemoram projeto que autoriza fundações firmarem contrato com entidades privadas
Os reitores das universidades federais comemoram a aprovação pelo Senado Federal do projeto que autoriza as fundações de apoio à pesquisa a celebrar contratos com entidades privadas. O assunto foi debatido nesta quarta-feira (4) na reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O Projeto de Lei de Conversão 18/2013 foi aprovado nesta terça-feira (3) e segue para sanção presidencial.
EBC
 
· Reitores de universidades federais da Região Norte pedem programa para atrair e fixar doutores
Reitores das universidades federais da Região Norte pedem ao governo a elaboração de um programa para atrair e fixar doutores. Sem esses profissionais, as instituições têm dificuldade em abrir programas de pós-graduação e não conseguem captar recursos suficientes para melhorar a estrutura para pesquisa.
EBC
 
· Tribunal de Justiça decide manter cargo de reitora da PUC-SP
Decisão indica que Anna Cintra seja mantida até julgamento do mérito; Nomeação de terceira colocada em lista da eleição causou crise na universidade e chegou a ser suspensa
A Justiça decidiu, em segunda instância, que a professora Anna Maria Marques Cintra continue como reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu, nesta quarta-feira, dia 4, a decisão que havia anulado a nomeação de Anna Cintra - cujos efeitos já estavam congelados.
O Estado de São Paulo
 
· Quem 'sumiu' vai ser banido do Mais Médicos
'Vamos buscar até na China', diz ministro, que falou ao Congresso por 5h; para ele, problema só reforça necessidade de estrangeiros
Profissionais que se inscreveram no Mais Médicos e não comparecerem ao trabalho serão excluídos, definitivamente, do programa, mesmo em fases posteriores, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Embora não tenha ainda fechado o número de desistências, Padilha afirmou que o plano será levado "até o fim" e todos os recursos serão usados para providenciar profissionais para locais desassistidos.
O Estado de São Paulo
Veja também:
Balanço de desistências do Mais Médicos será divulgado semana que vem (O Povo)
 

     No Mundo
 
· Interview: What's Next? Learning researcher James Gee on games in school
When we play games, we're mastering systems to solve problems for fun -- and so, naturally, games hold immense potential for education, not just entertainment. That's why James Paul Gee, Arizona State University professor of Literacy Studies and author of What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy and Good Video Games and Good Learning: Collected Essays, thinks games are a crucial part of the future of education. 
Gamasutra
 
· Repositorios de recursos educativos abiertos
Los recursos educativos abiertos (representados con las siglas REA o OER en inglés) son recursos digitales creados con una finalidad educativa que se encuentran de manera gratuita y abierta para docentes, estudiantes y el público general.
El contenido de los mismos es bastante variado: pueden incluir textos, imágenes, recursos de audio y vídeo, juegos educativos y herramientas de software, entre otros.
Ordenando la red
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2013 Rede RCE.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog