quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Educação sempre um agir prático: acontecimentos de 04 de setembro, terça-feira.

Pedagogia e Experiências
 
· Autores reivindicam espaço para a literatura indígena nas escolas
Vários escritores indígenas e acadêmicos pediram nessa terça-feira mais atenção para a cultura e a literatura dos povos nativos no sistema educacional do Brasil.
Terra
 

     Escola Pública
 
· SP: Fila da creche ganha 8.820 crianças em apenas um mês
Em um mês, enquanto a fila da creche ganhou 8.820 inscrições, o número de matrículas feitas pela prefeitura neste tipo de unidade foi de apenas 243, segundo dados divulgados na última sexta-feira pela Secretaria Municipal da Educação.
Agora SP
 

     Inclusão
 
· Professor cego mostra em livro como ensinar física para quem não enxerga
O professor de educação para a ciência Eder Pires de Camargo, que dá aulas na Universidade Estadual Paulista (Unesp), reuniu em um e-book ferramentas úteis para professores ensinarem física a alunos que não enxergam. Lançado neste ano pela Editora Unesp, o livro avalia os obstáculos para incluir os estudantes cegos no aprendizado de conhecimentos como óptica, eletromagnetismo, mecânica, termodinâmica e física moderna, e sugere formas de viabilizar a participação e o entendimento desses alunos. O livro pode ser acessado gratuitamente pela internet.
G1
 
· Presos de Bauru vão à faculdade monitorados por tornozeleiras
No Estado de São Paulo há mais de 203 mil presos. Cinco mil estão na região de Bauru, destes apenas 13 cursam uma universidade. Em 85% dos presídios de São Paulo existe um setor de educação. Mas nenhuma oferece ensino superior. Para cursar uma universidade, os presos precisam ser aprovados em um programa de financiamento estudantil do governo, do ProUni (Programa Universidade para Todos), ou pagar uma faculdade particular do próprio bolso.
R7
 

     Políticas Públicas, Leis e Projetos
 
· Comissão do Senado aprova marco regulatório para universidades comunitárias
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou nesta terça, dia 3, parecer favorável ao Projeto de Lei da Câmara que regulamenta o funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior - ICEs. Pela proposta, essas entidades são autorizadas a receber diretamente recursos públicos para suas atividades. As verbas repassadas pelo Poder Público deverão ser aplicadas na prestação de serviços gratuitos à população. Atualmente, não há previsão legal para esse tipo de transferência.
Terra
 
· Senado aprova MP que reestrutura carreiras de professores federais
O plenário do Senado aprovou hoje (3) a Medida Provisória (MP) 614/2013, que promove reajustes na reestruturação das carreiras do magistério superior em universidades e em instituições federais de ensino básico, técnico e tecnológico.
EBC
Veja também:
Senado aprova MP que exige título de doutor para professor na área federal (G1)
 
· ‘Os três poderes têm que se unir mais pela Educação’
Dentro das estruturas de poder, muitas vezes é disseminada a ideia de que cabe apenas às secretarias de educação resolver os problemas relativos à área. Com o debate da educação integral ganhando cada vez mais espaço na agenda pública da sociedade civil, é preciso extrapolar a ideia de que a educação é responsabilidade apenas de secretarias de governos e que ela ocorre somente dentro dos muros das escolas. Sendo assim, é fundamental propor uma articulação maior entre o trabalho desenvolvido por municípios, estados e o governo federal e entre as diversas secretarias que compõem as máquinas de poder. Tudo isso, para que o direito a uma educação de qualidade seja plenamente assegurado a todos. Isso é o que afirma a superintendente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Anna Helena Altenfelder.
Porvir
 

     Professores e Funcionários
 
· Professores do Rio continuam em greve mesmo após decisão da Justiça
Os professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro decidiram na tarde desta terça-feira (3) continuar em greve por melhores condições de trabalho. Em assembleia, os profissionais mantiveram a paralisação apesar da Justiça ter determinado, ontem (2), o fim da greve em até 48 horas. A punição é de multa de R$ 200 mil por dia de desobediência. Após a assembleia, os professores saíram pelas ruas do centro do Rio em passeata.
Uol
Veja também:
Justiça do Rio manda professor voltar ao trabalho em 48h (Estado de Minas)
 
· RJ: Risolia explica as dificuldades de atender às novas demadas do Sepe
O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, convocou uma coletiva com a imprensa no início da tarde desta terça-feira, 3 de setembro, para esclarecer as dificuldades em atender às novas demandas do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação), que incorporou à pauta de reivindicações alguns novos itens: sobre o veto à lei que determina uma matrícula em uma escola, nenhuma disciplina com menos de dois tempos, 30 horas de trabalho para funcionários administrativos e reajuste de 20% nos salários. O secretário também confirmou que o governo do estado pedirá suspensão da greve à Justiça.
Folha Dirigida
 
· Professores acampam do lado de fora da residência do governador de Minas
Professores estão acampados ao lado de um dos portões da residência oficial do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), localizada no bairro Mangabeiras, na região centro-sul de Belo Horizonte, desde a última sexta (30). Eles dizem que a ocupação do espaço é por tempo indeterminado e não sairão do local até que suas reivindicações sejam atendidas.
Uol
 
· MT: Sem consenso, greve continua
Em uma reunião que durou mais de 3 horas, o governo do Estado anunciou que não tinha condições financeiras de atender a reivindicação dos professores, que estão em greve há 23 dias. Por este motivo, os 450 mil alunos da rede estadual vão continuar sem aulas.
Diário de Cuiabá
 

     Notícias Gerais
 
· Aluno de 12 anos explode bomba em sala de aula
Um estudante de 12 anos explodiu uma bomba no interior da sala de aula da Escola Estadual Reverendo Ovídio Antônio de Souza, no bairro Nova Esperança, em Sorocaba, no final da tarde de segunda-feira, 2. Dois alunos ficaram feridos e foram encaminhados para uma unidade pré-hospitalar municipal. Um deles corre o risco de ficar com lesão no ouvido.
Uol
 
· Funcionários são afastados após vídeo de sexo em escola no Rio
Um inspetor e uma funcionária da limpeza foram afastados do Colégio Municipal Quintino Bocaiúva, na zona norte do Rio, nesta segunda -feira (2), após um vídeo em que aparecem fazendo sexo no interior da escola ir parar na internet. Cerca de 50 pais e alunos fizeram um protesto durante a tarde desta segunda contra o comportamento dos profissionais.
Uol
 
· Conflito na Síria deixa 45 mil alunos palestinos fora da escola, diz ONU
A insegurança e os danos à estrutura da Síria estão impedindo o acesso das crianças no país à educação, afirmou a Organização das Nações Unidas (ONU) na segunda-feira (2). Segundo a organização, cerca de 45 mil crianças palestinas que estão refugiadas na Síria não podem ir à escola no início do ano letivo 2013-2014, que começa agora no Hemisfério Norte.
G1
 

     Ensino Superior
 
· Médicos questionam infraestrutura e exigências e abandonam programa
(...) Casos de desistência como esse frustraram parte dos municípios que deveriam receber anteontem 1.096 médicos brasileiros da primeira etapa do programa (os estrangeiros só vão começar depois).
A Folha encontrou exemplos espalhados pelo país, com justificativas variadas alegadas pelos profissionais --incluindo falta de infraestrutura, planos profissionais e pessoais e desconhecimento de algumas condições.
Folha de São Paulo
Veja também:
Vinculação por três anos afugenta profissional do Mais Médicos em Caratinga (Hoje em Dia)
42% dos profissionais desistem do Mais Médicos em Fortaleza (O Povo)
Padilha compara faltas de médicos a contratações difíceis (O Povo)
 
· Universidades aprovam mais diplomas de médicos do que o Revalida
Com a criação do Revalida, o governo federal buscou unificar a partir de 2011 o processo de revalidação de diplomas de medicina obtidos no exterior, mas o exame ainda não é a principal porta de entrada dos médicos que querem atuar no Brasil.
Folha Online
Veja também:
Mais de 90% dos médicos cubanos vão para o Norte e Nordeste (Terra)
Lista de cubanos sai antes de avaliação (O Estado de São Paulo)
 
· USP debate o sistema de eleições para as diretorias e a Reitoria
A Universidade de São Paulo (USP) vai discutir, nesta semana, o sistema atual de eleições para os cargos das diretorias e da Reitoria. Nesta terça-feira (3) e na quinta (5), diversos eventos estão agendados para discutir as alternativas ao modo como são definidos os nomes para os cargos. Hoje, a eleição para reitor tem diversas etapas, incluindo a formulação de uma lista tríplice por um grupo pequeno de conselheiros, e a indicação do nome final pelo governador de São Paulo.
G1
 

     No Mundo
 
· ‘Sesame Street’ Widens Its Focus
(...) Simple ABCs and 123s? So old school. In the last four years, “Sesame Street” has set itself a much larger goal: teaching nature, math, science and engineering concepts and problem-solving to a preschool audience — with topics like how a pulley works or how to go about investigating what’s making Mr. Snuffleupagus sneeze. 
The New York Times
 
· Children 'already two years behind at start of school'
Children from the poorest homes risk becoming an "educational underclass", starting school in nappies and behaving like toddlers, says research from the Centre for Social Justice. 
BBC News
 
· Three Tools for Improving Flipped Video Lessons
In the right setting the flipped classroom model can work well for some teachers and students. One of my concerns has always been that in many instances of flipped classrooms students watch a video then answer questions after the video is complete. While I don't think that that is inherently bad, I do like giving students the option to answer questions while watching the video or asking questions while watching the video. Here are three tools that provide students with the option to answer questions or ask questions while watching flipped classroom videos. 
Free Technology for Teachers
 
· 21 ways to use comics in the classroom
Comics are good learning materials to use in your classroom. The use of comics in instruction has several educational benefits for students, Carol L. Tilley, a professor of library and information science at the University of Illinois, believes that comics improve students reading comprehension, and foster vocabulary and a love of reading. 
Educators Technology
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2013 Rede RCE.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog