segunda-feira, 22 de outubro de 2012

EDUCAÇÃO: notícias em 22/10.


  Resumo do dia
Reitor da UFF diz que Lei de Cotas é retrocesso.
Adiada entrega de propostas para melhorar ensino médio.
Escolas do País entram no mercado da preparação para o Enem.
 


     Pedagogia e Experiências
 
· Estudantes mostram invenções que estarão disponíveis no futuro
Estudantes de um instituto de tecnologia de São Paulo mostram os produtos que vão estar à disposição do consumidor no futuro. O repórter José Roberto Burnier foi conhecer as invenções.
JN
 
· Game on-line deixa matemática mais fácil para estudantes
Jogo que faz parte de programa da Firjan melhora desempenho de alunos em escolas do Sesi
Diante disto, a Firjan decidiu criar o programa Sesi Matemática, destinado a alunos do ensino médio de escolas públicas, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Secretaria Estadual de Educação e a empresa inglesa Mangahigh.
Globo Online
 
· Entrevista: A história da Matemática apresentada sob um novo prisma
Professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/UFRJ), Tatiana Roque convida professores e estudantes a empreenderem uma fascinante viagem pelo pensamento matemático no livro “História da Matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas”, que acaba de ser publicado
Folha Dirigida
 
· Alunos de RS produzem canal de televisão via web
Eles discutem literatura, música, esportes, jogos e ainda fazem reportagens sobre acontecimentos na cidade. Filmam, fotografam, editam, são repórteres, fazem o design e escrevem os roteiros dos programas. Executar tudo isso, simultaneamente, é uma tarefa difícil para qualquer profissional da comunicação. Acontece que nenhum deles nem sequer terminou a escola. Eles são alunos de 8o e 9o anos da escola municipal Borges de Medeiros, em Campo Bom, uma cidadezinha de 60 mil habitantes a 50 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e desde 2010 mantêm no ar o CBB Web TV, um canal no Youtube e um site em que os alunos transmitem até eventos da cidade ao vivo.
Porvir
 
· Projetos que estimulam senso crítico são destaque no Prêmio Educador Nota 10
Professor da EJA é eleito Educador do Ano pela Fundação Victor Civita
Dar voz aos estudantes e estimular o senso crítico e a aprendizagem. Foi pensando nisso que o professor Felipe Bandoni de Oliveira e a diretora Débora Del Bianco Barbosa Sacilotto criaram dois dos projetos vencedores do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, entregue no dia 15 em São Paulo.
O Estado de São Paulo
Veja também:
Educador Nota 10: uma aula que leva à Lua (Veja Online)
 
· Qual a importância dos conteúdos escolares? Saiba mais
"Para que aprender isso? No que que eu vou usar na minha vida?" Boa parte dos professores já escutou essas perguntas durante as mais variadas aulas. Para muitos estudantes que chegam ao ensino médio com ideias de qual profissão gostariam de seguir, continuar aprendendo sobre os mais variados conteúdos é mera questão de ser aprovado no vestibular ou, no mínimo, reforçar a certeza de quais áreas eles não gostariam de se dedicar de jeito nenhum. Porém, a formulação do currículo escolar procura abarcar conhecimentos que serão aproveitados pelos alunos em qualquer curso superior e no próprio dia a dia.
Terra
 

     Escola Pública
 
· DF: Gastos no Ensino reprovados
O GDF ganhou nota vermelha em matéria de aplicação de recursos na Educação pública. Alerta emitido pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) à Secretaria de Educação dá conta de que o governo investiu, no primeiro semestre deste ano, menos do que o mínimo exigido por lei para o setor. O balanço deficitário foi objeto de votação pela Corte do TCDF, que na última terça-feira decidiu, por unanimidade, cobrar providências para o enquadramento do poder público sobre o volume de dinheiro que deve ser investido no Ensino.
Todos pela Educação
 
· Escola em Heliópolis implanta república de alunos
(...) Na república da Campos Salles, as crianças eleitas têm poder de decisão, inclusive em assuntos que os alunos nem sempre são benvindos, como questões administrativas e regras gerais de funcionamento da escola. E o que eles decidem, se for viável, tem poder de lei. A escola tem um prefeito, Wilas de Arruda,15, e quatro secretários responsáveis pelas áreas de Cultura e Esporte, Comunicação, Convivência e Diversidade, Saúde e Meio Ambiente. Além de cerca de 30 vereadores e suplentes. Todos responsáveis por se envolver na gestão de uma escola com 1.100 alunos de ensino fundamental.
Porvir
 

     Inclusão
 
· Reitor da UFF diz que Lei de Cotas é retrocesso
O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, disse hoje (19) que a Lei de Cotas é um retrocesso por beneficiar alunos de escolas públicas em condições de competir com estudantes de colégios privados. Em entrevista à imprensa, ele divulgou nota criticando a complexidade da seleção imposta pela nova lei e anunciando ações afirmativas paralelas.
Agência Brasil
Veja também:
UFF destinará 10% das vagas para alunos de colégios públicos municipais e estaduais (Agência Brasil)
 
· MG: Cotas engolem vagas
(...) Se a proposta é incluir, pelo menos em Minas Gerais, a Lei das Cotas vai abrir, no primeiro ano de vigência, um abismo em se tratando das ações afirmativas. Por enquanto, na ponta do lápis, Alunos de Escolas públicas têm 36% de vagas a menos para disputar. Até este ano, das 12 instituições federais de Ensino superior em território mineiro, sete concediam algum tipo de benefício aos estudantes e, juntas, por meio de bônus ou cotas, ofereciam 8.023 cadeiras aos futuros calouros. Para 2013, mesmo alcançando a totalidade delas, as cotas estão reservando até o momento 5.127 vagas. Para as instituições, o problema tem a ver com a decisão da implantação imediata da nova legislação.
Todos pela Educação
 
· Sistema de cotas muda perfil da UFSC durante os cinco anos de implantação
Há cinco anos a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) implantou o sistema de cotas no concurso do vestibular. Desde lá, mais de seis mil estudantes de escolas públicas, negros e índios entraram na instituição através do Programa de Ações Afirmativas (PAA). "Uma maior presença de estudantes de escolas públicas e negros no campus traz para dentro da cultura acadêmica outros repertórios, histórias e culturas negligenciadas ou desprezadas historicamente, ainda que com resistências", afirma a professora Joana dos Passos.
G1
 
· Editorial: A demagogia das cotas
Ao divulgar o decreto e a portaria que regulamentam a Lei de Cotas, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acabou reconhecendo que a lei dará acesso às universidades públicas a estudantes que não estão preparados para cursá-las. Aprovada há dois meses pelo Congresso, a Lei de Cotas obriga as universidades e institutos técnicos de nível médio federais a reservarem 50% de vagas para alunos que tenham feito integralmente o ensino médio em escolas públicas.
O Estado de São Paulo
 
· Artigo: Cotas nas universidades públicas brasileiras
Valmir Pontes Filho, advogado
(...) Ainda assim, porém, considero incabível o sistema de cotas por esse critério. Não só porque a cor da epiderme – negra, parda, amarela, branca etc – não retira de ninguém a condição de integrante da raça humana, a única de que se pode falar.
O Povo
 
· Educação ainda é um obstáculo no meio rural
Apesar do aumento do uso de tecnologias no campo, o nível de Escolaridade dos produtores pouco acompanhou a evolução. Conforme o Atlas do Espaço Rural Brasileiro, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 3,9 milhões de proprietários rurais no país, 82% eram Analfabetos ou não tinham completado o Ensino fundamental.
Todos pela Educação
 
· Após greve de colegas, universitário com surdez consegue intérprete
O aluno com deficiência auditiva do 4º período do curso de história da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em Goiânia, já está sendo acompanhado por uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No início da semana, os colegas de Rodrigo Nascimento Guedes, de 21 anos, fizeram uma paralisação em solidariedade ao jovem que desde o dia 28 de setembro estava sem ir às aulas por falta de um intérprete em sala para ajudá-lo a compreender o conteúdo.
G1
 
· Preso condenado a 149 anos de pena pode ser impedido de ir à faculdade
O preso José Júnior de Souza Pinho, de 35 anos, condenado a cumprir 149 anos de pena em regime fechado por 27 assaltos, conseguiu na Justiça a liberação para frequentar a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e cursar arqueologia. A juíza da Vara de Execuções Penais, Sandra Silvestre, concedeu a autorização para que o detento possa sair do presídio usando uma tornozeleira eletrônica. De acordo com a juíza, o Ministério Público (MP) recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça e a autorização pode ser revertida.
G1
 

     Técnico e Profissionalizante
 
· Institutos federais vão debater papel que desempenham no país
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano sedia a partir de segunda-feira, 22, a Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) de 2012. Estarão em debate, entre outros temas, as políticas de educação profissional e tecnológica no Brasil, o papel dos institutos federais nessas políticas, o planejamento e as ações integradas de educação profissional e tecnológica, o desenvolvimento local e regional e a extensão tecnológica.
MEC
 

     Políticas Públicas, Leis e Projetos
 
· Adiada entrega de propostas para melhorar ensino médio
Secretários de Educação dos Estados decidiram que precisam de mais tempo para aprofundar debate
De tão complexo, o assunto precisará de mais tempo. Em sua terceira reunião ordinária no ano, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) decidiu nesta quinta-feira adiar a apresentação de propostas para melhorar o ensino médio. Dados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostram uma estagnação nessa etapa de ensino – o índice saltou de 3,6 para 3,7, mas considerando apenas a rede pública, permaneceu estagnado em 3,4.
iG
 

     Avaliações
 
· Escolas do País entram no mercado da preparação para o Enem
Com um maior número de instituições públicas aceitando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte do seu processo de seleção, a prova vem recebendo uma atenção das escolas que vai além da sala de aula. Mesmo com as aulas de revisão que entraram na grade normal de muitas instituições de ensino médio nos últimos anos, colégios como o Anglo de Artur Nogueira (SP) e o Jardim São Paulo, na capital paulista, oferecem aulas preparatórias pagas em horário extra. Assim ganha força o mercado da preparação para o exame.
Terra
 

     Notícias Gerais
 
· Brasil sofre com falta de leitura, diz presidente de associação de editoras universitárias
A falta de leitura é um dos maiores problemas no Brasil. A afirmação foi feita pelo presidente da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias), José Castilho Marques Neto, durante sessão solene do Congresso Nacional em homenagem aos 25 anos da instituição. Para ele, o Brasil ainda está longe de se se tornar um "país leitor".
Uol
 
· Avaliação de professores muda em vários Estados americanos
(...) Incentivado em parte pelos esforços para se qualificar para o programa de subvenção federal do governo de Obama ou para receber ajuda da No Child Left Behind, a lei de educação da era Bush, 36 Estados e o Distrito de Columbia optaram por novas políticas de avaliação de professores nos últimos três anos, segundo o Centro Nacional de Qualidade de Ensino, uma grupo de pesquisa sem fins lucrativos e grupo de defesa. Um número crescente de Estados está orientando os distritos a utilizar essas avaliações nas decisões sobre a forma como os professores são contratados, promovidos ou demitidos.
iG
 
· Governo britânico espera receber 10 mil estudantes brasileiros nos próximos quatro anos
O governo britânico espera receber nos próximos quatro anos 10 mil estudantes brasileiros, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, segundo o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton.
Agência Brasil
 
· EUA: Escolas aplicam exames antidoping
(...) Como acontece com atletas profissionais, crianças de apenas 12 anos estão ouvindo que precisam fornecer uma amostra de urina para poder praticar esportes na escola ou participar da aula de teatro. Esse tipo de exame antidoping nas escolas dos últimos anos do ensino fundamental dos EUA, que abrangem da 6a à 9a séries, está deixando estudantes perplexos e provocando objeções de pais e defensores das liberdades civis.
Folha de São Paulo
 

     Eventos
 
· SP: Estação Ciência abre exposição Vias do Coração
(...) A mostra apresenta informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Integra o projeto "Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos", um museu de ciências itinerante desenvolvido pelo Museu da Vida.
Agência Fapesp
 

     Ensino Superior
 
· Artigo: Uma política nacional de ensino superior
José Jackson Coelho Sampaio, reitor da Uece
O Brasil não tem política nacional de ensino superior, embora a expansão acelerada de instituições, cursos e vagas. Confunde-se formação de profissionais para o mercado de trabalho e produção de conhecimento novo num só processo. Confundem-se as missões das instituições privadas com as públicas. Confundem-se as funções dos níveis hierárquicos, federal e estadual, mesmo quando a lei estabelece a responsabilidade concomitante.
O Povo
 

Para assinar, preencha formulário constante na aba da página inicial do Blog do Clipping (http://clippingdeeducacao.blogspot.com/). Será necessário responder ao e-mail que será enviado para ativar o cadastro.
Para descadastrar-se basta clicar no link constante ao final de cada postagem.
Para dúvidas, problemas ou informações, envie e-mail para roberto@rceonline.com.br.
Para a notícia completa, use o link do final da matéria.
Em alguns deles, os respectivos links poderão não corresponder já no dia seguinte.
Se necessário, solicitar cópia da matéria (somente texto) para roberto@rceonline.com.br
.

© 2012 Rede Católica de Educação.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog